Notícias
Workshop discute uso de Blockchain e DLT na preservação de documentos públicos digitais
No dia 29 de maio, o Grupo de Pesquisa PreservIA, vinculado à Rede de Estudos e Práticas em Preservação Digital (DRÍADE), promoveu o workshop “Preservação Digital com Blockchain e DLT: Novas Abordagens para a Gestão da Informação Pública”. O evento reuniu especialistas nacionais e internacionais para debater os desafios e oportunidades do uso de tecnologias emergentes na preservação e gestão de documentos públicos digitais.
A abertura institucional ficou por conta do coordenador da Rede Cariniana, Miguel Arellano, e Charlley Luz, coordenador do PreservIA/DRÍADE, que destacaram a relevância do debate frente ao crescente volume de informações digitais geradas pelo setor público e os riscos relacionados à sua integridade e autenticidade a longo prazo.
De acordo com Miguel, “a preservação digital é uma responsabilidade crítica para bibliotecas, arquivos e instituições culturais. Os métodos tradicionais de preservação de registros enfrentam desafios significativos para garantir a integridade e a autenticidade das informações ao longo do tempo”. Segundo o coordenador, “a tecnologia blockchain, conhecida por sua natureza descentralizada e imutável, surge como uma ferramenta potencial para enfrentar esses desafios”.
O workshop contou com palestras de especialistas renomados na área: Fernando Escobar, da Universidade do Minho (Portugal), apresentou a palestra “Blockchain no Serviço Público”, trazendo uma visão crítica e aplicada sobre como a tecnologia pode ser usada para fortalecer a confiança nos registros públicos. Victoria Lemieux e Danielle Alves Batista, da University of British Columbia (Canadá), abordaram o tema “ISO/TR 24332:2025 e a Gestão de Documentos com Blockchain e DLT”, discutindo os fundamentos e implicações do novo relatório técnico da ISO voltado à gestão documental com uso de tecnologias de registros distribuídos.
Neide De Sordi e José Alexandre Vasco, doutorandos no CPDOC/FGV, apresentaram a palestra “TRUSTER Preservation Model - Relatório do Projeto InterPARES Trust, relatando os avanços e resultados de um modelo experimental de preservação baseado em confiança e tecnologia blockchain. Gustavo Sanchez, da empresa GoLedger, compartilhou experiências práticas com a palestra “Blockchain aplicada a documentos”, demonstrando soluções desenvolvidas no Brasil para autenticação e preservação de registros digitais.
Ao final do evento, Manoel Pedro de Souza Neto, da UNESP, trouxe reflexões sobre o uso de blockchain no setor judiciário, com a palestra “Blockchain no Judiciário”, discutindo casos de uso e potencial para garantir a integridade dos atos processuais.
A gravação do workshop está disponível no canal do Ibict no YouTube.