Notícias
Sugestão de Leitura:"Documentos governamentais abertos sob as perspectivas da Agenda 2030: a busca pelos indicadores de C&TI”
O artigo “Documentos governamentais abertos sob as perspectivas da Agenda 2030: a busca pelos indicadores de Ciência, Tecnologia e Inovação” foi publicado na Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (RBBD), periódico vinculado à Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB). O artigo foi reconhecido como um dos Melhores Trabalhos no 30º Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação (CBBD) em 2024.
De autoria de Carla Maria Martellote Viola, Milton Shintaku e Diego José Macêdo, pesquisadores da Coordenação de Tecnologias para Informação (Cotec) do Ibict, o estudo analisa como documentos governamentais abertos sobre Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) contribuem para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 das Nações Unidas. O foco está, em especial, na transparência de dados e métricas estaduais.
O artigo aprofunda a intersecção entre a Lei de Acesso à Informação (LAI) e a crescente demanda por indicadores que possam guiar políticas públicas alinhadas à sustentabilidade global. Além disso, a pesquisa apresenta um mapeamento inédito de documentos estaduais brasileiros, identificando lacunas e oportunidades para o aprimoramento contínuo dessas métricas.
Este estudo não só reforça o papel estratégico da gestão da informação governamental para o desenvolvimento sustentável, mas também oferece subsídios valiosos para pesquisadores, gestores públicos e profissionais da Ciência da Informação. O trabalho é fundamental para quem está engajado na accountability e na produção de conhecimento baseado em evidências.
Acesse o artigo e amplie a discussão sobre transparência, CT&I e ODS: