Notícias
Repositório Aleia conquista certificação internacional CoreTrustSeal, que reconhece repositórios digitais confiáveis
Em maio deste ano, o Aleia conquistou a certificação internacional CoreTrustSeal, a mais utilizada no reconhecimento de repositórios digitais confiáveis. O reconhecimento posiciona a plataforma como um ambiente digital de alta confiabilidade para a comunidade científica.
Lançado em 2023, o Aleia é o repositório oficial do Ibict projetado para custodiar, publicar, preservar e disseminar os conjuntos de dados gerados por pesquisas realizadas por seus servidores, pesquisadores, bolsistas e alunos do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI-Ibict). Seu objetivo é ampliar a visibilidade e o acesso à produção científica da instituição.
“Trata-se de um reconhecimento da confiabilidade do Aleia como repositório digital. O certificado garante que o repositório adota boas práticas de gestão, preservação, segurança, acesso e curadoria de dados”, diz Marcel de Souza, coordenador de Tratamento, Análise e Disseminação da Informação Científica do Ibict.
Segundo o coordenador, a certificação traz diversos benefícios como aumentar a confiança da comunidade científica, fortalecer a transparência e a credibilidade das pesquisas e contribuir para a preservação e o acesso de longo prazo dos dados científicos.
O Aleia é o segundo repositório de dados da América Latina a obter essa certificação. O pioneiro foi o Arca Dados, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Atualmente, existem 159 repositórios com este selo no mundo, evidenciando a seletividade e o rigor do processo.
O processo de certificação do Aleia foi iniciado em 2023 e contou com diversas etapas para o cumprimento dos 16 requisitos formais do CoreTrustSeal, que abrangem áreas como infraestrutura informacional, gerenciamento de objetos digitais, tecnologia da informação e segurança. Segundo o coordenador, esses requisitos apresentam uma infraestrutura que sustenta a aderência aos Princípios FAIR - Findability, Accessibility, Interoperability, and Reusability, que representam diretrizes para melhorar a reutilização dos dados de pesquisa.
Deposita é o próximo repositório a ser certificado
Após a certificação do Aleia, o Ibict planeja ampliar a rede de repositórios certificados no Brasil. A próxima iniciativa a ser trabalhada é o Repositório Comum de Dados de Pesquisa, conhecido como Deposita Dados. Esta plataforma foi desenvolvida pelo Ibict para reunir e dar visibilidade à produção científica de pesquisadores vinculados a instituições que ainda não possuem repositórios próprios. Além de democratizar o acesso aos dados, o Deposita incentiva a criação de novos repositórios institucionais em universidades e institutos de pesquisa que ainda não possuem este tipo de serviço.