Notícias
Professores do PPGCI ministram curso de Gestão de Dados de Pesquisa na UNICAMP
Entre os dias 16 e 18 de junho, a Unicamp promoveu um curso intensivo sobre Gestão de Dados de Pesquisa, voltado para bibliotecários da instituição.
Entre os dias 16 e 18 de junho, a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) promoveu um curso intensivo sobre Gestão de Dados de Pesquisa, voltado para bibliotecários da instituição. A iniciativa foi motivada pelo avanço das práticas de Ciência Aberta e pela necessidade de tornar os dados científicos mais acessíveis, transparentes e reutilizáveis.
O curso foi ministrado pela professora Luana Farias Sales, do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), e pelo professor Luís Fernando Sayão, da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN). Segundo Luana Sales, a atividade, realizada em parceria com a empresa Content Mind, integra uma estratégia institucional da Unicamp voltada à capacitação dos profissionais da informação, com o objetivo de qualificar o apoio prestado aos pesquisadores na gestão de seus dados científicos.
“O conceito de reuso tem várias dimensões e, muitas vezes, quem mais se beneficia dele é o próprio pesquisador, que evita ter que gerar ou coletar novamente seus próprios dados”, disse o professor Luís Fernando Sayão. Segundo ele, além de otimizar tempo e recursos, a boa gestão dos dados também contribui diretamente para aumentar a reprodutibilidade e a confiabilidade das pesquisas.
Durante os três dias de curso, os participantes puderam aprofundar temas como: o que são dados de pesquisa, o ciclo de vida dos dados, os desafios na gestão, os princípios FAIR (Findable, Accessible, Interoperable e Reusable), além da elaboração de Planos de Gestão de Dados (PGD) e a oferta de serviços de suporte à pesquisa.
Luana Sales destaca que um dos momentos mais aguardados será o módulo seguinte, previsto para acontecer em breve, que abordará de forma prática como aplicar os conceitos aprendidos, considerando as características específicas de cada área do conhecimento.
Para a professora Luana Sales, um dos principais desafios na gestão de dados é entender que esse processo deve ser conduzido de forma responsável e ética, alinhado aos princípios da Ciência Aberta. “Nem todo dado pode ou deve ser compartilhado imediatamente. É fundamental avaliar o que compartilhar, com quem e em qual momento, considerando aspectos legais, éticos e as particularidades de cada área do conhecimento”, ressalta.
De acordo com Luana Sales, “a iniciativa da UNICAMP reflete um movimento crescente nas instituições de pesquisa brasileiras, que passam a reconhecer não apenas a importância dos dados como ativos científicos, mas também o papel estratégico dos bibliotecários e profissionais da informação na governança desses dados. Ao capacitar suas equipes, a universidade dá um passo importante para fortalecer sua política de dados e contribuir para uma ciência mais aberta, transparente e colaborativa”.