Notícias
Pesquisadora da Coepi-Ibict defende tese sobre integridade em pesquisa na pós-graduação em Ciência da Informação no Brasil
Trabalho foi apresentado por Priscilla Mara Bermudes Araújo, da Coepi-Ibict, em 28 de fevereiro de 2025.
A tecnologista sênior Priscilla Mara Bermudes Araújo, da Coordenação de Ensino e Pesquisa em Informação para a Ciência e Tecnologia (Coepi) do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), defendeu sua tese de doutorado no dia 28 de fevereiro de 2025, pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI), parceria entre o Ibict e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Intitulada “Dispositivos normativos e ensino sobre integridade em pesquisa na perspectiva da política de informação nos Programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação no Brasil”, a tese foi orientada pelo Prof. Dr. Gustavo Henrique de Araújo Freire.
O estudo analisou os dispositivos normativos e o ensino sobre integridade em pesquisa nos Programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCIs) no Brasil, com o objetivo de investigar as políticas de informação adotadas para a formação e o fortalecimento de uma cultura de integridade em pesquisa nesses contextos.
A fundamentação teórica da tese abordou temas como ética, má conduta científica, integridade em pesquisa e os dispositivos normativos nacionais e internacionais, além do ensino da integridade em suas diversas dimensões.
Trata-se de uma pesquisa descritiva e exploratória que contextualiza o tema e o campo empírico por meio da análise documental. Para a coleta e análise dos dados, a investigação utilizou metodologia qualitativa, com técnicas de observação direta e produção de fichamentos, focando na identificação, caracterização e disponibilização dos dispositivos normativos sobre integridade em pesquisa presentes nos sites dos PPGCIs, bem como no ensino da integridade em pesquisa, a partir da análise da oferta de disciplinas nos currículos acadêmicos desses programas.
De acordo com a autora, as políticas de informação relacionadas à integridade em pesquisa nos programas de pós-graduação em Ciência da Informação (PPGCIs) brasileiros são insuficientes, sendo necessário incentivar e conscientizar esses programas sobre a importância do tema para o fortalecimento de uma cultura de integridade baseada na conduta responsável em seus ambientes de pesquisa.
A tese já está disponível no Repositório Institucional do Ibict (RIDI): http://ridi.ibict.br/handle/123456789/1399 e na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD).