Notícias
Luana Sales representa o PPGCI-Ibict no Fórum Global de Humanidades e Linguagens Digitais e lança Manifesto da Rede GO FAIR Brasil Humanidades
Fórum Global, um encontro internacional dedicado à ciência aberta e aos dados nas Humanidades
A Professora Luana Sales, docente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) e coordenadora do escritório do GO FAIR Brasil, foi palestrante no Fórum Global de Humanidades e Linguagens Digitais, um encontro internacional dedicado à discussão sobre os rumos da ciência aberta e da gestão de dados nas Humanidades.
Durante a mesa temática “GO FAIR Humanidades”, a professora apresentou a palestra intitulada “GO FAIR Brasil: uma rede em Humanidades ou Linguística?”, na qual ofereceu um panorama do movimento GO FAIR no Brasil e lançou oficialmente o Manifesto da Rede GO FAIR Brasil Humanidades, documento que convoca pesquisadores e instituições a se unirem em torno da promoção dos princípios FAIR (Encontráveis, Acessíveis, Interoperáveis e Reutilizáveis) no campo das ciências humanas.
Na sua fala, Luana Sales explicou a origem e os fundamentos dos princípios FAIR, bem como o papel estratégico do escritório do GO FAIR Brasil, sediado no Ibict. “O papel do escritório do GO FAIR Brasil é disseminar a importância dos princípios FAIR para a gestão de dados e objetos digitais, auxiliar na implementação das redes temáticas e atualizar as redes com as ações internacionais”, afirmou a pesquisadora, ressaltando a articulação contínua com iniciativas globais.
A professora falou ainda sobre o protagonismo dos linguistas no processo de revitalização da Rede GO FAIR Humanidades no Brasil, evidenciando a crescente demanda por práticas organizadas de gestão de dados por parte dos pesquisadores da área. “O renascimento da Rede GO FAIR Brasil de Humanidades através das iniciativas dos linguistas vem fortalecer o movimento, dada a necessidade reconhecida da gestão de dados por um grande grupo de pesquisadores”, disse.
Embora a mobilização da comunidade linguística tenha sido significativa, Luana Sales destacou que o escopo da rede vai muito além da Linguística. “A Rede Humanidades abrange um espectro muito mais amplo e, por isso, precisamos também de representantes de outras áreas das Humanidades”, afirmou. Ela convidou pesquisadores de campos como História, Filosofia, Antropologia, Artes, entre outros, a se engajarem na construção de uma infraestrutura de dados abertos e FAIR para as Humanidades no Brasil.
Luana Sales lembrou que o evento reafirma o compromisso da comunidade acadêmica com os princípios da Ciência Aberta e sinaliza o fortalecimento de iniciativas nacionais voltadas à gestão qualificada e colaborativa do conhecimento. Interessados em assinar o manifesto e integrar a Rede GO FAIR Brasil Humanidades podem acessar o link abaixo e preencher o formulário de adesão: https://encr.pw/XOzXW