Notícias
Livro bilíngue “Formação em preservação digital / Formación en preservación digital” é lançado no VII SINPRED
Durante a realização do VII Seminário Internacional de Preservação Digital (SINPRED), foi lançado oficialmente o livro bilíngue “Formação em preservação digital / Formación en preservación digital”, uma obra que propõe reflexões e práticas fundamentais sobre a formação de profissionais dedicados à salvaguarda da memória digital.
Organizado por Miguel Ángel Márdero Arellano, Flor de Maria Silvestre Estrela, Yamely Almarza Franco e Viviane Ribeiro Correia, o livro reúne contribuições de pesquisadores de diversas partes do mundo e apresenta uma abordagem interdisciplinar e atualizada sobre os principais desafios e soluções na área da preservação digital. Com oito capítulos, o conteúdo discute desde metodologias diagnósticas até a aplicabilidade da inteligência artificial no campo.
O professor John Agustín Riaño Díaz, diretor do Departamento de Estudios de la Información de la Universidad de La Salle (Colômbia), foi o responsável por introduzir a obra em espanhol. Já o diretor do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), Tiago Emanuel Nunes Braga, apresenta a obra ao público no idioma português e destacou a relevância do livro:
“Mais do que um livro sobre formação, este é um livro sobre memória, sobre fomentar a preservação e garantir que as próximas gerações tenham acesso ao conhecimento produzido pela humanidade. É também um livro sobre partilha e sobre como a atuação em rede pode tornar a preservação digital uma verdadeira práxis da nossa sociedade. Por fim, é um livro sobre compromisso, e sobre como aqueles que percorrem esse caminho podem contribuir para que os que virão estejam preparados para lidar com as complexidades inerentes à preservação”.
O livro conta ainda com dois prefácios: em português, assinado por Gildenir Carolino Santos, gestor do Departamento de Gestão de Editoração Científica da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP); e em espanhol, escrito por Yamely Almarza Franco, também uma das organizadoras da publicação e docente na Universidad de La Salle.
Os capítulos da obra abordam uma ampla gama de temas relevantes para a preservação digital, incluindo Guía Metodológica para la elaboración del diagnóstico de preservación digital en contextos archivísticos; Tendencias de educación continua sobre preservación digital en América Latina; Análisis comparativo de la formación en preservación digital desde los contenidos de los pensum de estudio en bibliotecología y archivística de Colombia y Venezuela; O ensino da preservação digital em rede colaborativa; Preservação digital nas universidades federais brasileiras: análise de políticas institucionais; Técnicas de digitalização para a preservação da arte indígena; Preservar para el futuro: una guía práctica para implementar tecnologías emergentes en la preservación digital; e Competências e Trilhas de aprendizagem em preservação digital e o impacto da Inteligência Artificial (IA): aplicabilidade nos frameworks do DPC e do InterPares Pathways.
Destinado a profissionais, estudantes e pesquisadores da área, o livro se consolida como um material essencial para compreender e aplicar métodos eficazes que assegurem a longevidade dos acervos digitais. Além disso, valoriza a cooperação internacional, reforçando a importância de redes de conhecimento para enfrentar os desafios da preservação digital contemporânea.
A obra completa está disponível neste link.