Notícias
Ibict recebe vereador de Marília em visita técnica para articulação de projetos em ciência e inovação
O Ibict, Tiago Braga, recebeu o vereador Galdino Luiz Ramos Junior, do município de Marília (SP), em uma visita técnica de interesse institucional.
O diretor do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), Tiago Braga, recebeu o vereador Galdino Luiz Ramos Junior, do município de Marília (SP), em uma visita técnica de interesse institucional. Acompanhado dos assessores Carlos Francisco Spresson Domingues e Thaís Franco de Barros Reis, o parlamentar destacou que o encontro teve como objetivo fortalecer o diálogo e promover ações voltadas à popularização da ciência, da tecnologia e da inovação junto à comunidade mariliense.
O vereador acrescentou que já há interesse em firmar parcerias e desenvolver projetos. “Estamos trabalhando em um projeto voltado ao desenvolvimento da ciência nas escolas, além de buscar parcerias para a criação de polos tecnológicos na região. Também estamos fomentando parcerias público-privadas para desenvolver instrumentos tecnológicos de inovação, garantindo que a comunidade local sinta na prática a importância da inclusão digital”.
Segundo Tiago Braga, a reunião contribuiu para avançar na construção de parcerias estratégicas entre o Ibict, instituições de pesquisa de Marília e o poder público local. “Temos alguns projetos que em breve serão divulgados e firmados oficialmente. Eles já estão bem encaminhados”, afirmou.
O diretor destacou ainda que há iniciativas já definidas, com potencial para gerar impacto direto no desenvolvimento regional. “Nossa proposta é construir parcerias com as instituições de pesquisa de Marília, e a Câmara dos Vereadores tem apoiado essa construção porque compreende a ciência como um mecanismo de promoção do desenvolvimento municipal”, completou.
Para Tiago Braga, essa articulação integra um esforço maior de interiorização das ações do Ibict, com o objetivo de ampliar o alcance das infraestruturas informacionais desenvolvidas pelo Instituto. “Essa construção também é uma proposta de interiorização das ações do Ibict, de forma a permitir que as diversas comunidades e municípios espalhados pelo Brasil possam se apropriar dessas infraestruturas. E, num primeiro momento, vamos trabalhar com a perspectiva da inteligência artificial e das soluções que essa ferramenta oferece ao país”, afirmou.
Tiago Braga concluiu destacando que esta foi uma visita técnica de aproximação, com foco na consolidação de futuras parcerias. “É um primeiro passo importante para alinhar interesses e potencializar o uso da informação científica como vetor de desenvolvimento”.
Participaram do encontro, realizado em Brasília, na sede do Ibict: Tiago Braga, diretor do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict); Cecília Leite, coordenadora-geral de Informação e Tecnologia do Ibict; Polyana Pena, editora-chefe das revistas Ciência da Informação e Inclusão Social do Ibict; Silvana Aparecida Borsetti Gregóri Vidotti, coordenadora de Tecnologias Aplicadas (COTEA-Ibict); Emanuelle Torino, coordenadora substituta de Serviços Bibliográficos (COBIB-Ibict); e os assessores do vereador Galdino Luiz Ramos Junior, Carlos Francisco Spresson Domingues e Thaís Franco de Barros Reis.