Notícias
Ibict realiza reunião com deputada Soraya Santos para alinhar ações para o enfrentamento à violência contra a mulher
No último dia 10 de junho, representantes do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) participaram de uma reunião na Câmara dos Deputados com a deputada Soraya Santos, em Brasília. A reunião teve como objetivo o alinhamento de ações do projeto Cultura de Ciência: popularização e divulgação da Ciência e Tecnologia, apoiado por emenda parlamentar da deputada.
O encontro reuniu a deputada Soraya Santos e sua assessora, Luciana Martins, com a equipe do Ibict, formada pela coordenadora-geral de Informação e Tecnologia, Cecília Leite, o coordenador da Escola Nacional de Informação (Enacin), Ricardo Pimenta, a coordenadora do Canal Ciência, Leda Sampson, e os pesquisadores Ronnie Fagundes e Renata Monteiro.
Durante a reunião, a deputada apresentou os eixos do programa “Antes que Aconteça", criado para garantir recursos para o fortalecimento da rede de apoio às mulheres em situação de violência doméstica, com olhar especial para a prevenção. A iniciativa, que conta com a elaboração da deputada, busca fortalecer o cumprimento da Lei Maria da Penha, construir políticas públicas de Justiça e segurança pública, ampliar as políticas de acesso à Justiça para mulheres e a formação, capacitação e produção científica em direitos das mulheres.
Os representantes do Ibict buscaram compreender as necessidades da deputada no desenvolvimento de ações de divulgação científica e de capacitação na temática do enfrentamento à violência contra a mulher. Também foi discutida a necessidade de organização e estruturação de dados para apoiar a gestão de políticas públicas.
A deputada Soraya Santos destacou a importância do encontro para o alinhamento de ações e para a criação de sinergia entre o projeto do Ibict e o programa "Antes que Aconteça". “Estamos felizes em trabalhar com um instituto de referência, que vai organizar dados tão necessários para o monitoramento da política pública. O trabalho com o Ibict vai envolver capacitação, metodologias científicas e, principalmente, a promoção de ações para jovens com o uso de tecnologias que podem facilitar a proteção da mulher”, diz a deputada. Ela destacou que a tecnologia deve servir para proteger e dar dignidade ao cidadão, especialmente na proteção de mulheres.
Como resultado prático da parceria, estão previstas iniciativas inovadoras no âmbito da divulgação científica, como a realização de uma Game Jam, maratona para criar jogos educativos sobre o tema, e um hackathon, focado no desenvolvimento de aplicativos de proteção e apoio. Além disso, o Ibict conduzirá estudos para organizar dados e analisar evidências, fornecendo uma base sólida para a gestão de políticas públicas mais eficazes. "A informação, a tecnologia e a inovação são ferramentas poderosas para apoiar a defesa e proteção das mulheres", conclui Cecília Leite.
Sobre o projeto Cultura de Ciência: popularização e divulgação da Ciência e Tecnologia
Iniciado em 2025, o projeto Cultura de Ciência: popularização e divulgação da Ciência e Tecnologia busca o desenvolvimento de trilhas de ações que incentivem o acesso e a divulgação ao conhecimento científico e tecnológico, fortalecendo a educação, a formação e o engajamento em ciência como meios para ampliar a participação cidadã e a redução de desigualdades sociais.