Notícias
Ibict lança edital para seleção de mestrado e doutorado em Ciência da Informação com início no segundo semestre de 2025
A Coordenação de Ensino e Pesquisa em Informação para a Ciência e Tecnologia (Coepi), do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), divulgou o edital do processo seletivo para o curso de Mestrado e Doutorado em Ciência da Informação.
A Coordenação de Ensino e Pesquisa em Informação para a Ciência e Tecnologia (Coepi), do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), divulgou o edital do processo seletivo para o curso de Mestrado e Doutorado em Ciência da Informação. A seleção faz parte das atividades da Escola Nacional de Informação (Enacin) e integra o Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI/Ibict).
O início das aulas está previsto para o segundo semestre letivo de 2025. Segundo o edital, a oferta de vagas dependerá da disponibilidade de orientadores e da aprovação dos resultados pelo Colegiado do Programa e pela Coordenação da Coepi.
O coordenador de Ensino e Pesquisa, Ciência e Tecnologia da Informação (Coepi-Ibict), Ricardo Pimenta, afirmou que este é um momento histórico. ”O PPGCI/Ibict é o primeiro programa de Ciência da Informação do Brasil, da América Latina e do Caribe. Em 2025, com a mudança para o modelo singular, o programa passa a ser exclusivamente do Ibict, deixando de ser um programa conjunto entre o Ibict e a UFRJ”.
De acordo com Ricardo Pimenta, “a demora na liberação do processo seletivo ocorreu justamente por essa transição, pois foi necessário aguardar a deliberação e autorização da CAPES/MEC para que o programa pudesse seguir adiante e felizmente, esse dia finalmente chegou”.
“O PPGCI/Ibict contará agora com um novo sistema de gestão acadêmica, um novo quadro de disciplinas e, em breve, novos professores em seu corpo docente”, concluiu.
Segundo o coordenador do PPGCI-Ibict, Fábio Gouveia, a seleção para o Doutorado será realizada de forma totalmente remota, o que facilita a participação de candidatos de diferentes regiões do país. Ele explica, no entanto, que o curso de Doutorado é presencial.
Já a seleção para o Mestrado terá uma etapa presencial, com a realização de provas escritas, enquanto as demais etapas ocorrem de forma remota. Assim como o Doutorado, o curso de Mestrado também é presencial.
Mais informações, como prazos, requisitos e etapas da seleção, podem ser conferidas no edital disponível no site oficial do Ibict: https://ppgci.ibict.br/editais-de-selecao-de-mestrado-e-doutorado-20252/