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Grupo de pesquisa “Estudos em Comunicação e Informação Científica” debate os impactos da IA e os novos rumos da comunicação
No último dia 27 de maio, o grupo de pesquisa “Estudos em Comunicação e Informação Científica”, vinculado à Divisão de Comunicação do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), promoveu um debate sobre o impacto e os desafios da Inteligência Artificial no Jornalismo. O evento reuniu profissionais renomados da área de comunicação, jornalismo e assessoria de imprensa.
Entre os participantes do debate, estavam a chefe da Assessoria Especial de Comunicação Social (ASCOM) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Ana Cristina Santos; a chefe da Divisão de Comunicação (DICOM) no Ibict, Daniela Cunha; a editora-chefe do SBT, Wemilly Queiroz; o apresentador da rádio Sucesso FM, Kenzô Machida; a equipe de jornalismo da DICOM, Carolina Cunha, Lucas Guedes e Socorro Sindeaux; e as jornalistas Carol Dutra e Érica Cidade.
Com foco na interface entre tecnologia e práticas comunicacionais, o evento destacou como a IA vem impactando a produção, circulação e consumo da informação. Debates sobre o uso de algoritmos na redação jornalística, automação de conteúdos e ética na comunicação digital mostraram a urgência de discutir políticas públicas e diretrizes para o uso responsável dessas tecnologias.
Entre os temas abordados pelos pesquisadores, estavam o uso da IA no rádio e em podcasts, a personalização de conteúdos e os riscos da padronização automatizada, as transformações nas redações jornalísticas, os impactos da automação na produção de notícias, na verificação de fatos e na curadoria de conteúdos e como a IA tem sido utilizada no jornalismo de dados a partir da análise de grandes volumes de informações e visualização de dados de interesse público.
Foram discutidos ainda como as ferramentas baseadas em inteligência artificial podem apoiar ou dificultar o acesso à ciência por públicos amplos e diversos no que diz respeito à divulgação científica, como a assessoria de imprensa e a comunicação institucional podem ser estratégicas diante da automatização da comunicação e qual o atual papel do Estado e das instituições na garantia de uma informação ética, acessível e de qualidade, em tempos de desinformação algorítmica.
O encontro completo está disponível no canal do Ibict no YouTube.