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Startup brasiliense realiza pré-lançamento de satélite construído por estudantes com apoio do Ibict
No dia 30 de junho, a startup brasiliense Ideia Space realizou um evento de pré-lançamento do satélite construído por estudantes participantes de seu programa educacional, que conta com o apoio do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict). O encontro aconteceu no Centro SESI de Formação em Educação, reunindo alunos, professores e parceiros e marca o início da preparação para o lançamento oficial do satélite, previsto para o mês de agosto.
A iniciativa faz parte de um projeto inovador de educação espacial liderado pela Ideia Space, startup surgida na Universidade de Brasília com o propósito de transformar o ensino no país, especialmente nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática. Com foco no aprendizado criativo e no desenvolvimento de competências essenciais para o século XXI, o programa busca despertar o pensamento crítico e o interesse pela exploração espacial entre jovens e adolescentes, promovendo uma educação transformadora e inclusiva.
Paulo Barone, coordenador da Divisão de Divulgação e Popularização da Ciência e Tecnologia do Ibict explicou que trata-se de um projeto educacional inovador voltado para adolescentes e jovens no Brasil que está promovendo o ensino de ciência e tecnologias espaciais de forma prática e acessível. “Esse é um projeto de educação voltado a adolescentes e jovens no Brasil, mas que também foi realizado com estudantes do ensino superior em outros países e regiões do Brasil. No início, oferecemos um curso introdutório sobre ciência e tecnologias espaciais. Em seguida, selecionamos alguns estudantes para participar de uma etapa prática, onde eles aprendem temas mais aprofundados, como eletrônica, comunicações e até mesmo a construção de um satélite”, explicou Barone.
Segundo ele, os próprios estudantes definem uma missão espacial que será executada com o satélite construído. Essa missão, que envolve comunicação e outras aplicações, tem duração estimada de dois anos. O lançamento do satélite será feito por uma companhia aérea parceira. “Neste momento, estamos realizando o primeiro evento com o grupo selecionado para preparar esse lançamento. Ao longo desse processo, além de trabalharmos com tecnologias avançadas, promovemos também um projeto de impacto social, ambiental e tecnológico com amplo alcance”.
O CEO da startup, Leonardo Souza, destacou o impacto positivo do curso de tecnologias espaciais oferecido a estudantes, ressaltando o interesse contínuo dos alunos mesmo meses após o encerramento das aulas. “Tem sido uma experiência que está permitindo uma verdadeira ampliação de horizontes. Mesmo após três meses de pausa para organizar a logística dos lançamentos – agora previstos para agosto – os alunos continuam engajados".
De acordo com Leonardo, a iniciativa representa um marco pioneiro na educação tecnológica no Brasil, desenvolvida em parceria com o Ibict. “Estamos trilhando um caminho inovador com esse projeto. A parceria com o Ibict vai nos permitir estabelecer novas diretrizes para o futuro da educação tecnológica no país”.
O diretor de produtos da Idea Space, Matheus Six, ressaltou o alto nível de engajamento e a superação dos alunos participantes do curso de tecnologia espacial. Segundo ele, a experiência foi única e mostrou o potencial transformador da educação tecnológica entre jovens de diferentes perfis.
“O curso foi uma experiência ímpar. Conseguimos reunir 30 alunos de Brasília, com diferentes níveis de ensino — do 9º ano ao 3º ano do ensino médio — e colocá-los em uma mesma turma para, juntos, construírem um satélite. Utilizamos diferentes metodologias durante as aulas, e o nível de engajamento foi alto. É claro que houve dificuldades, afinal estamos falando de tecnologia espacial, que tem um nível elevado de exigência. Mas, mesmo assim, ver o resultado final e o empenho dos alunos foi algo muito bonito. Eu tive o privilégio de acompanhar de perto, como professor do curso, e posso dizer que foi extremamente gratificante testemunhar essa dedicação”.
A aluna Alicia Serafim e o ex-aluno Cauã Santos relataram o impacto positivo de participar do projeto educacional voltado à ciência e tecnologia espacial. Ambos destacaram o quanto a experiência foi transformadora, tanto em termos de aprendizado quanto de visão de futuro. “Está sendo uma experiência muito diferente, mas também muito enriquecedora. Aprendi muita coisa nova, e é muito legal estar envolvida nesse universo. Participar desse projeto está sendo algo realmente marcante para mim”, afirmou Alicia.
Já Cauã Santos, ex-aluno do programa, contou que a metodologia adotada e o suporte oferecido foram fundamentais para o seu desenvolvimento. “Confesso que fiquei com um pouco de medo quando fiz a inscrição. Educação espacial ainda não é um tema muito presente na nossa sociedade, então eu tinha receio de não conseguir acompanhar. Mas logo no início fui surpreendido pela metodologia, que era muito bem estruturada, com um passo a passo claro e apoio constante. Esse medo desapareceu rapidamente”, disse Cauã.
O estudante ressaltou ainda as habilidades desenvolvidas ao longo do curso. “Aprendemos coisas incríveis, principalmente trabalho em equipe — algo que levamos para a vida toda. O projeto abriu um leque enorme de oportunidades, não só na área espacial, mas também na forma como enxergamos nossa capacidade de contribuir com a sociedade. Hoje eu sei que, sendo engenheiro aeroespacial ou atuando em qualquer outra área, posso fazer a diferença. E isso é algo realmente incrível”.
O diretor de Tecnologia e cofundador da Idea Space, Rafael Paiva, destacou que o lançamento do satélite desenvolvido por estudantes não representa o fim do projeto educacional, mas sim o início de uma nova etapa. “O projeto não termina com o lançamento do satélite. Na verdade, esse momento é apenas o meio do caminho. Quando o satélite é lançado, abrimos portas para que os alunos desenvolvam as soluções que propuseram lá no início, como ideias de aplicativos ou aplicações práticas para o uso do satélite”, explicou Paiva.
Segundo Rafael, o objetivo é que os participantes continuem envolvidos com a iniciativa mesmo após o lançamento. “Depois dessa etapa, novas possibilidades são desbloqueadas. Nossa ideia é que esses alunos não apenas participem de outros projetos, mas também atuem como mentores em futuras edições educacionais que estamos desenvolvendo aqui na Idea Space. Ou seja, o lançamento do satélite não é um fim, é apenas o começo de uma jornada ainda maior”, concluiu.