Notícias
Pesquisador do Ibict colabora em artigo sobre gestão de resíduos no Nordeste com o uso dos métodos de avaliação do ciclo de vida (ACV)
O pesquisador Thiago Oliveira Rodrigues, do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), figura como coautor de um artigo publicado em julho de 2025 no periódico científico Journal of Material Cycles and Waste Management.
Intitulado Waste management strategies in developing countries: a resource recovery analysis based on environmental and exergy indicators, o estudo analisou sistemas de gestão de resíduos no Nordeste do Brasil com base em métodos da avaliação do ciclo de vida (LCA) e na demanda exergética cumulativa, medida que quantifica a energia disponível nos recursos.
A pesquisa foi liderada pela pesquisadora Maria Helena de Sousa, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e tem coautoria de Emmanuel Damilano Dutra, Jorge Recarte Henríquez Guerrero e Rômulo Simões Cezar Menezes, além de Rodrigues.
Um dos principais resultados mostra que o uso de tecnologias mais eficientes pode reduzir o potencial de aquecimento global de 623,92 kg de CO₂ equivalente por tonelada para –519,13 kg por tonelada. Essa melhoria substancial ocorre quando os resíduos são valorizados através de processos como a reciclagem e a digestão anaeróbia.
O estudo comparou soluções para diferentes frações de resíduos: mistos, orgânicos, recicláveis e o chamado CDR (combustível derivado de rejeitos). A digestão anaeróbia mostrou-se mais eficaz para resíduos orgânicos. Já a reciclagem teve melhor desempenho na recuperação de materiais.
Outro ponto relevante é o impacto do transporte, que pode representar até 45% da demanda energética total mesmo em cenários otimizados. Esse dado reforça a importância do planejamento logístico nas políticas de resíduos sólidos.
O trabalho oferece uma abordagem relevante para políticas públicas voltadas à economia circular. Ao demonstrar ganhos ambientais e eficiência energética com tecnologias adequadas no contexto brasileiro, reforça a pesquisa destaca o potencial de soluções sustentáveis aplicadas à realidade brasileira.
Sobre Thiago Oliveira Rodrigues
Doutor em Ciências Florestais, Thiago Oliveira Rodrigues é pesquisador do Laboratório de Informação para Sustentabilidade (LIS), do Ibict. Ele também atua como vice-presidente da Associação Brasileira de Ciclo de Vida (ABCV) e atua nas áreas de Avaliação do Ciclo de Vida, Informação para Sustentabilidade, Economia Circular, Descarbonização, Sistemas Bioenergéticos, Bioeconomia, Índices e Indicadores de Sustentabilidade.
Para mais informações, acesse o artigo:
https://link.springer.com/article/10.1007/s10163-025-02315-3