Notícias
Livro de pesquisador do Ibict é finalista do Prêmio Jabuti Acadêmico 2025
Miséria da informação", de Arthur Coelho Bezerra, segue na disputa em premiação que valoriza a produção científica nacional.
O livro Miséria da Informação: Dilemas Éticos da Era Digital (Editora Garamond, 2024), de autoria do pesquisador do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), Arthur Coelho Bezerra, foi anunciado como finalista do Prêmio Jabuti Acadêmico 2025, no eixo Ciência e Cultura.
A obra, que já havia sido selecionada na fase semifinal, agora segue entre os títulos que concorrem à premiação mais importante da produção científica e acadêmica brasileira.
Criado em 2024 pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), com apoio da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), o Prêmio Jabuti Acadêmico foi instituído para reconhecer e valorizar a crescente produção científica e acadêmica no país.
Para Arthur Bezerra, a indicação como finalista é um marco tanto pessoal quanto institucional: “como pesquisador, estar entre os semifinalistas é o mais importante reconhecimento que eu poderia ter em relação ao trabalho que venho desenvolvendo no Ibict. E para a instituição, que tem desenvolvido projetos e iniciativas em prol da integridade da informação, é fundamental o combate à miséria da informação, que é o que proponho neste livro”.
No livro, Arthur Coelho Bezerra articula teoria social, filosofia da informação, ciência da informação e estudos críticos da tecnologia para analisar questões como a concentração do poder informacional, o papel das plataformas digitais na manipulação de dados e o enfraquecimento da autonomia do sujeito em um contexto de hiperconectividade.
A cerimônia de entrega dos prêmios será realizada no dia 5 de agosto, no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo, reunindo autores, editores, pesquisadores e representantes das principais instituições científicas e acadêmicas do país. Os autores vencedores receberão a estatueta do Jabuti Acadêmico, além de um prêmio no valor de R$ 5 mil. As editoras das obras premiadas também receberão uma estatueta.