Notícias
Ibict, Coepi e PPGCI reescrevem sua história no segundo semestre de 2025
Novo ciclo no Ibict tem início no segundo semestre de 2025
A partir do segundo semestre de 2025, o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) dará início a um novo capítulo em sua trajetória institucional, por meio da atuação conjunta da Coordenação de Ensino e Pesquisa em Informação (Coepi) e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI).
Pela primeira vez, o PPGCI, pioneiro na área da ciência da informação na América Latina e no Caribe, passa a atuar de forma plenamente autônoma, consolidando-se como o primeiro programa de pós-graduação em Ciência da Informação reconhecidamente vinculado exclusivamente ao Ibict.
Até recentemente, o PPGCI era desenvolvido em associação com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), por meio da Escola de Comunicação. Com a nova configuração, a gestão acadêmica e administrativa do programa passa a ser conduzida integralmente pelo Ibict, reforçando seu protagonismo na formação e produção científica na área da informação.
De acordo com Ricardo Pimenta, coordenador da Coepi, o reconhecimento da autonomia do programa representa um avanço legítimo e necessário diante do atual cenário. “O Ibict sempre esteve à frente do PPGCI em sua rotina diária, ou seja, já atuava, na prática, como sua principal referência. Iniciar essa nova fase, como um programa singular, vinculado exclusivamente ao Ibict, é, portanto, um passo coerente e fundamental, especialmente em um momento de reformulação da própria política de ensino do Instituto”, destacou Ricardo Pimenta.
Para Ricardo Pimenta, a criação da Enacin, Escola Nacional de Informação voltada à Ciência e Tecnologia, marca um novo momento para as atividades de ensino, “que ganham fôlego renovado tanto na pós-graduação stricto sensu quanto em outras iniciativas, como extensão, oficinas, cursos de especialização e pós-doutorado. Nesse cenário, o PPGCI inaugura um novo capítulo em sua trajetória”.