Notícias
Às margens da Cúpula do BRICS, painel promovido pelo Ibict discute inovação, liderança e resiliência no empreendedorismo feminino
O espaço ARCA Hub, reconhecido por conectar inovação e empreendedorismo, sediou no dia 3 de julho o painel promovido pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) sobre “Inovação, Resiliência e Liderança: O Mundo do Empreendedorismo Feminino”, realizado paralelamente ao Encontro de Negócios BRICS Women’s Business Alliance (Aliança de Mulheres Empresárias dos BRICS), o BRICS/WBA.
O painel integrou a programação promovida no âmbito do convênio entre a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e a ApexBrasil, com apoio da Rede Brasileira de Centros Internacionais de Negócios (Rede CIN), da Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura (FAPEC) da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN) e da Enterprise Europe Network (EEN), a maior plataforma digital de apoio às pequenas e médias empresas nos seus processos de internacionalização no mundo, e que no Brasil é coordenada pelo Ibict.
Fizeram parte da discussão mulheres líderes e empresárias de destaque nos seus campos de atuação, dentre elas, Marcia Carestiato Sancho, diretora de empreendedorismo feminino da FIRJAN; Daiane Luna, CEO do Hub Mulheres de Frente e gestora pública da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado do Rio de Janeiro; Luciane Fornari, CEO da Fornari Indústria e Planet Brasil e embaixadora da EEN Brasil; Maria Sampaio, CEO da Coratium e líder da iniciativa Women in Tech; Carla Maia Eislender, coordenadora de tecnologia e inovação na Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) ; e Lilian Schiavo, presidente da Organização Brasileira de Mulheres Empresárias (OBME) e membro do Consórcio EEN Brasil.
A mediação ficou a cargo de Mônica Monteiro, presidente global do BRICS WBA, vice-presidente de Novos Negócios e Comercial na Time Brasil na CNBC e presidente do Fórum Nacional de Mulheres Empresárias da Confederação Nacional da Indústria (CNI), importante representante do empreendedorismo feminino e no avanço das discussões sobre igualdade de gênero e oportunidades no mundo dos negócios internacionais.
Durante o painel, foram debatidos temas como a inovação em modelos de negócios liderados por mulheres, o uso estratégico da tecnologia, a importância da diversidade para soluções mais inclusivas e a resiliência feminina frente aos desafios do mercado. As participantes refletiram também sobre estilos de liderança, fortalecimento de redes de apoio, formação de novas líderes e caminhos para a equidade de gênero no ambiente empreendedor e contaram sobre suas vivências diárias como mulheres de negócios e líderes empresariais.
O encerramento ficou por conta de Cecilia Leite, coordenadora-geral de Informação Tecnológica e Informação para a Sociedade do Ibict, que apresentou as iniciativas da instituição voltadas ao empoderamento feminino e à criação de redes de apoio para negócios conduzidos por mulheres, contando também com a presença do pesquisador Wal Moraes, da Seção de Relações Internacionais, SERIN.
Ao final do painel, foi realizado um momento de networking entre as participantes. Segundo Márcio Canedo, pesquisador do Ibict e coordenador do Consórcio EEN Brasil, as oportunidades de negócios geradas nesse encontro têm potencial de ultrapassar R$ 10 milhões. “O Ibict atua como um catalisador dessas conexões, promovendo o encontro entre empresárias e abrindo caminho para inovação, transferência de tecnologia e novas parcerias”, explicou.
Canedo descreveu o evento como um espaço de troca de experiências entre empreendedoras e líderes femininas. “Cada convidada compartilhou sua trajetória, destacando histórias inspiradoras de superação e sucesso”, afirmou. O pesquisador também ressaltou o papel da Enterprise Europe Network como plataforma de promoção de negócios e destacou o Ibict como agente de disseminação de informação tecnológica e facilitador de conexões estratégicas.
A Enterprise Europe Network (EEN) é a maior rede mundial de apoio às pequenas e médias empresas em seus processos de internacionalização, e que no Brasil é coordenada pelo Ibict através de um consórcio composto por dez entidades públicas e privadas. Para maiores informações sobre a Rede, acesse eenbrasil.ibict.br ou contate marciocanedo@ibict.br.