Notícias
Sugestão de leitura: “Expropriação e alienação de dados: crítica da economia política da informação nas redes digitais”
O artigo intitulado “Expropriação e alienação de dados: crítica da economia política da informação nas redes digitais” foi escrito por Arthur Coelho Bezerra, pesquisador titular do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict).
O trabalho foi publicado na revista Transinformação, periódico científico classificado com conceito máximo (Qualis A1) pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
A pesquisa bibliográfica realizada pelo autor para a produção do artigo abrange conceitos da Ciência da Informação e estudos sobre as novas mídias digitais, em diálogo com a crítica da economia política. O objetivo é desenvolver uma análise crítica das novas formas de expropriação e alienação de dados dos usuários da internet, práticas atualmente conduzidas por empresas de tecnologia proprietárias de algumas das plataformas mais acessadas do ecossistema de comunicação digital.
Os resultados da investigação conduzida pelo pesquisador Arthur Coelho Bezerra apontam que a produção de dados digitais se tornou um dos principais insumos para os modelos de negócios das empresas de tecnologia. Segundo o pesquisador, embora as novas práticas informacionais favorecidas pelo avanço tecnológico sejam amplamente celebradas como inovadoras, uma análise crítica, em diálogo com os fenômenos de expropriação da terra e alienação do trabalho no capitalismo do século XIX, revela que as formas dominantes de produção, circulação e consumo de informação permanecem subordinadas às antigas relações sociais características do modo de produção capitalista.
De acordo com o pesquisador do Ibict, “a conclusão do estudo aponta para a importância da produção de diagnósticos críticos sobre o regime de informação da era digital, para que seja possível não apenas compreender os usos das inovações tecnológicas do século XXI, mas também identificar os obstáculos que tais usos possam trazer para a liberdade e a autonomia informacional dos sujeitos”.
“Os diversos dilemas éticos que emergem neste primeiro quarto de século indicam a necessidade não só de novos estudos, mas também de ações práticas de caráter legal para a regulação da atividade comercial das plataformas digitais”, afirma Arthur Bezerra.
O pesquisador é também autor do livro “Miséria da informação: dilemas éticos da era digital”, publicado em 2024 pela Garamond e recentemente traduzido para o espanhol (disponível em formato e-book).
Leia o artigo completo em: https://periodicos.puc-campinas.edu.br/transinfo/article/view/8861