Notícias
Ibict alcança 100% de cumprimento em Transparência Ativa, segundo avaliação da CGU
O Ibict comemorou um importante marco em sua gestão de transparência pública, atingindo a meta de cumprimento integral dos 49 itens de Transparência Ativa avaliados pela CGU.
O Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) comemorou um importante marco em sua gestão de transparência pública, atingindo a meta de cumprimento integral dos 49 itens de Transparência Ativa avaliados pela Controladoria-Geral da União (CGU). De acordo com a avaliação, todos os itens foram cumpridos, demonstrando o compromisso da instituição com a clareza e o acesso à informação.
A Transparência Ativa é uma das ferramentas fundamentais para garantir a gestão pública eficiente e responsável, permitindo que os cidadãos possam acessar informações detalhadas sobre a execução de políticas públicas e a utilização de recursos financeiros. O cumprimento total dos critérios estabelecidos pela CGU reflete o empenho do Ibict em atender às exigências de transparência, contribuindo para um ambiente de maior confiança e responsabilidade na administração pública.
Entre os itens avaliados estão: (institucional; ações e programas; participação social; auditorias; convênios e transferências; receitas e despesas; licitações e contratos; servidores; informações classificadas; serviço de informação ao cidadão; perguntas frequentes; dados abertos e sanções administrativas).
Com esse resultado, o instituto se coloca como um exemplo de gestão pública comprometida com a ética, a transparência e o fortalecimento da confiança dos cidadãos na instituição.
Para a ouvidora do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Paula Montandon, o Ibict alcançar 100% de cumprimento nos 49 itens avaliados pela CGU é um marco significativo, que reflete o compromisso da instituição com a transparência e a excelência na prestação de contas com à sociedade. “Essa conquista reflete o trabalho contínuo da equipe do Ibict com parceria da ouvidoria do MCTI para garantir o acesso à informação de forma clara, acessível e eficiente. A transparência ativa é fundamental para fortalecer a confiança pública e a integridade institucional”, ressaltou.
“O Ibict está em primeiro lugar no ranking da CGU de transparência ativa. Estamos cumprindo os 49 itens obrigatórios definidos pela CGU, o que é um grande avanço, se pensarmos que há um ano cumpríamos apenas seis”, disse o diretor do Ibict, Tiago Braga, acrescentando que “esse trabalho de transparência ativa faz parte de um processo mais amplo no Ibict, que é de ampliação dos mecanismos de transparência e a construção de parcerias com os órgãos de controle”.
O diretor do Ibict, Tiago Braga, parabenizou a equipe da Coordenação de Planejamento, Acompanhamento e Avaliação do Instituto (COPAV) responsável pelo trabalho empreendido e ampliou os cumprimentos a todos os setores da casa. Ele ressaltou que o “sucesso é fruto do trabalho conjunto de todos, o que tem contribuído para o crescimento do Ibict”.
Henrique Denes Hilgenberg Fernandes, Autoridade de Monitoramento da Lei de Acesso à Informação e Coordenador de Planejamento, Acompanhamento e Avaliação (COPAV-Ibict), destacou que o excelente resultado da avaliação reflete o esforço de sua equipe.
De acordo com ele, "os colaboradores da COPAV realizaram um trabalho excepcional ao longo do último ano, o que coloca o Ibict em um patamar diferenciado por ter cumprido 100% dos requisitos de transparência ativa". Henrique Denes Hilgenberg Fernandes ressaltou ainda que essa conquista facilita o acesso às informações governamentais, permitindo que os cidadãos consultem diretamente os dados desejados na transparência ativa do órgão, sem a necessidade de formalizar uma requisição.