Notícias
Curso “Preservação Digital: Biblioteconomia e Ciência da Informação” está com inscrições abertas
O Programa de Formação em Preservação Digital da Rede Cariniana do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) informa que ainda há vagas disponíveis para a turma de abril do curso online “Preservação Digital: Biblioteconomia e Ciência da Informação”.
O curso abordará estratégias, normas e tecnologias voltadas à preservação de acervos digitais em bibliotecas e unidades de informação. Com ênfase na gestão de riscos, ferramentas tecnológicas e políticas institucionais, os participantes serão capacitados para garantir a integridade, acessibilidade e longevidade de documentos digitais. Ideal para profissionais e estudantes de Biblioteconomia e Ciência da Informação que participem de iniciativas de preservação digital.
As aulas serão realizadas entre 8 a 30 de abril de 2025, às terças e quintas, das 19h às 21h, com exceção da última semana, em que o curso será na segunda e na quarta-feira no mesmo horário. O investimento é de 500 reais e pode ser parcelado em até duas vezes.
Conheça o conteúdo do curso:
Preservação digital em bibliotecas: ações e práticas apoiadas pela documentação institucionalizada
Professora: Fanny Ribeiro
Link do Lattes: http://lattes.cnpq.br/2814229825757282
A disciplina abordará os conceitos, iniciativas e práticas fundamentais da preservação digital. Abordará, também, os desafios e riscos da Preservação Digital. De forma específica, serão estudados os aspectos organizacionais da Preservação Digital. Com base na ISO 16363, a disciplina abordará a biblioteca como organização e a importância do desenvolvimento e institucionalização de documentos formais para as ações que garantem a confiabilidade dos processos de preservação e manutenção de conteúdos digitais.
Tópicos a serem abordados
- Aspectos Organizacionais Da Preservação Digital: Governança e Viabilidade Organizacional; Estrutura Organizacional e Pessoal; Responsabilidade Processual e Estrutura da Política de Preservação; Sustentabilidade Financeira; Contratos, Licenças e Responsabilidades
- Documentação Institucionalizada Para A Preservação Digital
- ISO 16363/2012 - Audit and certification of trustworthy repositories
- Os Desafios na Documentação Institucionalizada
- As Boas Práticas na Documentação Institucionalizada
- Documentação Institucionalizada e a ISO 16363:2012
Metadados e Preservação Digital de Coleções Digitais de Bibliotecas
Professora: Elizabete Monteiro
Link do Lattes: http://lattes.cnpq.br/3258820169472861
O curso tem como objetivo proporcionar uma compreensão aprofundada dos fundamentos e das práticas essenciais relacionadas à organização, descrição e preservação de conteúdos digitais no âmbito das bibliotecas. Ao longo do curso, serão explorados os conceitos e as iniciativas mais relevantes que envolvem os metadados no processo de preservação de coleções digitais, enfatizando seu papel vital na descrição, interoperabilidade e manutenção a longo prazo dos recursos digitais. Além disso, serão discutidos os desafios e as soluções relacionadas aos metadados na preservação digital, com ênfase na importância de assegurar o acesso contínuo às informações e no papel fundamental das bibliotecas na promoção da sustentabilidade de suas coleções digitais ao longo do tempo.
Tópicos a serem abordados
- Estruturas de metadados: Tipos de metadados – descritivos, administrativos, estruturais e preservação.
- Relação entre metadados e preservação digital: Como os metadados ajudam na gestão e no arquivamento de informações digitais ao longo do tempo.
- Tipos e Padrões de Metadados para a preservação:
PREMIS (Preservation Metadata) – Focado na preservação digital.
METS (Metadata Encoding and Transmission Standard) – Para descrever estruturas complexas de coleções digitais.
- Melhores práticas de metadados e preservação digital
Identificadores persistentes no contexto da preservação digital
Professor: Raphael Xavier
Link do Lattes: http://lattes.cnpq.br/5243574435048251
O curso aborda o papel fundamental dos identificadores persistentes (PIDs) na preservação digital, com foco nos DOIs (Digital Object Identifiers). Por meio de aulas expositivas, estudos de caso e exercícios práticos, os participantes irão compreender a importância, o funcionamento e as melhores práticas para registro, atribuição e gerenciamento de PIDs, além de explorar desafios e soluções na implementação dessas ferramentas em repositórios digitais e fluxos de trabalho institucionais.
Tópicos a serem abordados
- Definição de identificadores persistentes.
- Exemplos de identificadores persistentes.
- Importância dos identificadores persistentes na preservação digital.
- Deep Dive nos DOIs. História e evolução dos DOIs; Como os DOIs funcionam; Estrutura de um DOI.
- Processo de registro de DOIs. Atribuição e gerenciamento de DOIs.
- Ferramentas e plataformas para registro de DOIs (CrossRef, DataCite, etc.).
- Implementação, Desafios e Soluções para Identificadores Persistentes
- Desafios no Uso de Identificadores Persistentes
Padrões de metadados no arquivamento da Web: recursos tecnológicos para a preservação de sites e páginas Web institucionais
Professor: Danilo Formenton
Link do Lattes: http://lattes.cnpq.br/0625069342441295
Este curso online tem como objetivo apresentar e discutir os principais padrões de metadados aplicados ao arquivamento da Web, abordando suas funções, tipologias e relevância na preservação digital. A partir do modelo OAIS e de exemplos práticos, os participantes compreenderão a importância dos metadados na gestão de informações e na perenidade dos objetos digitais.
Tópicos a serem abordados
- Políticas, métodos e tecnologias para preservação da Web
- O papel dos metadados na garantia da autenticidade, contexto e proveniência
- Fundamentos dos Metadados no Arquivamento da Web; modelos de interoperabilidade e arquivabilidade de websites
- Padrões de Metadados Aplicados ao Arquivamento da Web. Dublin Core, MODS, EAD, VRA Core, PREMIS, METS
- O modelo OAIS e sua relação com METS e PREMIS
- Ferramentas para captura e armazenamento de páginas da Web
- Análise de Casos e Tendências no Arquivamento da Web
- O uso do Dublin Core no Archive-It e iniciativas do Internet Archive
- Aplicação do MODS no Arquivo da Web da Biblioteca do Congresso dos EUA
Conheça o corpo docente:
Fanny Ribeiro: Doutoranda e mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Pernambuco (2009). Técnica em Administração Empresarial e Marketing pela Universidade Federal Rural de Pernambuco. Foi bolsista de Iniciação Científica pela FACEPE e bolsista pesquisadora do Programa de Bolsas do Centro de Excelência em Tecnologia de Software do Recife. Foi bibliotecária da Força Aérea Brasileira. Bibliotecária da Secretaria de Educação de Pernambuco. Pesquisadora do Ibict/Liber UFPE.
Danilo Formenton: Possui doutorado e mestrado em Ciência, Tecnologia e Sociedade pela UFSCar-Campus de São Carlos e Graduação em Biblioteconomia e Ciência da Informação (2013) pela mesma universidade. Tem experiência nas áreas de Ciência, Tecnologia e Sociedade e de Ciência da Informação, com ênfase em Técnicas de Recuperação de Informação e Preservação digital.
Raphael Xavier: Trabalha diretamente em questões relacionadas a Bibliotecas Digitais, Repositórios Institucionais, Open Access e Publicações Científicas. Possui vasta experiência com sistemas DSpace, Open Journal Systems. Trabalhou em projetos de automação de catálogos e sistemas gerenciadores de acervo. Formado em Biblioteconomia e mestrado em Ciência da Informação. Foi membro do Grupo de Pesquisa Novas Tecnologias em Informação (GPNTI). Já ministrou aulas no ensino superior em disciplinas como: Metodologia do Trabalho Científico, Introdução à Ciência da Computação, Administração de Sistemas de Informação e Análise de Sistemas. Atualmente trabalha na Biblioteca Digital da Fundação Getulio Vargas - FGV.
Elizabete Monteiro: Doutora e Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Marília. Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Estadual Paulista. Membro do Grupo de Pesquisa Tecnologias de Acesso a Dados (GPTAD/UNESP). Atualmente é bibliotecária da Unesp de Marília. Colaboradora do Projeto Competências Digitais para a Agricultura Familiar (CoDAF) desde 2015. Pesquisa sobre dados científicos, gestão de dados, plano de gestão de dados, repositórios de dados, direitos autorais de dados, blockchain, privacidade de dados, bibliotecário de dados, Ciência aberta, acesso aberto, princípios FAIR, agricultura familiar.
Para mais informações, clique aqui.