Notícias
CIÊNCIA ABERTA
Confira as 15 universidades com maior número de registros na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD)
A Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) reúne e disponibiliza dissertações de mestrado e teses de doutorado de instituições de ensino e pesquisa do Brasil.
Por meio do portal os usuários podem buscar e acessar, em um só lugar, o texto completo de milhares de teses e dissertações defendidas em diversas instituições brasileiras. A plataforma opera por meio de um sistema coletador de registros, que garante a interoperabilidade com as bases locais de teses e dissertações em acesso aberto de instituições brasileiras de ensino e pesquisa.
Atualmente a BDTD é o maior agregador de teses e dissertações do Brasil, disponibilizando mais de um milhão de registros oriundos de 153 instituições. Esse volume representa uma sólida base de dados sobre a produção científica dos programas brasileiros de pós-graduação.
Para Washington Segundo, coordenador-geral de Informação Científica e Técnica do Ibict, o grande número de teses e dissertações demonstra a importância da pós-graduação na formação de pesquisadores e na geração de conhecimento científico no Brasil.
“A BDTD foi criada no contexto inicial do Movimento de Acesso Aberto à Informação Científica, quando a tecnologia dos arquivos abertos foi integrada ao nosso Instituto. Essa inovação constituiu a base para o desenvolvimento da BDTD e de outros sistemas que se fundamentam nos princípios do Acesso Aberto e, mais recentemente, da Ciência Aberta. Acompanhar o crescimento, as inovações e a ampla adoção da BDTD pela comunidade científica, nacional e internacionalmente, é extremamente gratificante, pois ressalta a relevância deste serviço para a ciência brasileira”, ressalta o coordenador-geral.
Além de contribuir para a visibilidade da produção científica nacional e a difusão de informações para a sociedade em geral, a BDTD também é fonte de consulta para pesquisas diversas, como a realização de mapeamentos, levantamentos do estado da arte de determinada área de conhecimento e insights sobre a produção científica brasileira.
Para participar da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) é necessário que a instituição possua curso(s) de pós-graduação stricto sensu e encaminhe uma comunicação formal para o e-mail equipebdtd@ibict.br manifestando o interesse em fazer parte da rede.
Confira a lista das 15 universidades com maior número de teses e dissertações na BDTD. O número de registros foi coletado no dia 19/02/2025.
1 - Universidade de São Paulo (USP)
Quantidade de trabalhos: 127.942
2- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Quantidade de trabalhos: 52.688
3 - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Quantidade de trabalhos: 52.035
4- Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
Quantidade de trabalhos: 48.854
5- Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
Quantidade de trabalhos: 44.273
6- Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Quantidade de trabalhos: 33.409
7 - Universidade de Brasília (UnB)
Quantidade de trabalhos: 31.111
8 - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
Quantidade de trabalhos: 29.666
9 - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
Quantidade de trabalhos: 29.594
10 - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
Quantidade de trabalhos: 20.429
11- Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
Quantidade de trabalhos: 20.338
12- Universidade Estadual do Ceará (UECE)
Quantidade de trabalhos: 18.951
13- Universidade Federal do Ceará (UFC)
Quantidade de trabalhos: 18.540
14- Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Quantidade de trabalhos: 18.084
15- Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
Quantidade de trabalhos: 17.579
Para conhecer a BDTD, acesse: