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Enacin lança polo do projeto Criar Jogos em Brasília
O Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), por meio da Escola Nacional de Ciência da Informação (Enacin), em parceria com o Criar Jogos, realizou nesta segunda-feira (31) a aula inaugural do projeto no Centro Educacional 15 de Ceilândia (CED 15). O evento marcou a inauguração do Laboratório Social da Escola Nacional de Informação - Enancin do Ibict. Na ocasião, foi lançado o primeiro polo do Criar Jogos em Brasília. O projeto já implementou 26 polos em outras regiões do Brasil, incluindo Rio de Janeiro e São Paulo.
Na cerimônia, o diretor do Ibict, Tiago Braga, destacou a importância da iniciativa para a educação digital e o letramento midiático dos jovens. "Esse projeto permite que os alunos deixem de ser apenas usuários de tecnologia e passem a desenvolvê-la. A Ceilândia tem um enorme potencial e pode impactar a vida de pessoas no Brasil e no mundo", afirmou. Ele também ressaltou a parceria com a escola e a dedicação dos estudantes: "Sabemos que a rotina dos alunos é complexa, mas esse esforço trará recompensas valiosas".
A iniciativa recebeu apoio por meio de uma emenda parlamentar do senador Izalci Lucas, que tem investido na estruturação da ciência brasileira. "Quem investe em ciência tem visão de futuro, e essa iniciativa mostra como podemos transformar a educação e preparar os jovens para os desafios digitais", ressaltou Braga.
Durante a aula inaugural, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer o Jogo de Combate à Desinformação, desenvolvido pelo Canal Ciência, do Ibict. O game é uma ferramenta pedagógica que ensina estratégias para identificar e combater fake news, alinhando-se ao módulo de Integridade da Informação, que faz parte do curso.
O diretor do CED 15, Anderson Pereira de Souza, enfatizou a relevância do projeto para os estudantes. "Para a comunidade, oportunidades como essas são raras. Queremos que nossos alunos saibam que podem acessar qualquer área do conhecimento e trilhar jornadas de sucesso", declarou. Ele comparou o percurso dos alunos à jornada de um herói nos games: "Vocês estão no início de uma história que pode levar a grandes conquistas".
Com quatro meses de duração, o curso do Criar Jogos aborda alfabetização digital; cultura de jogos; roteiro e narrativa; programação; edição de som; arte e interface; criação de protótipos e game design. Para alunos de outras regiões, o projeto também oferece uma versão online, o Criar EAD.
Enacin
Durante o evento, o pesquisador e coordenador da Enacin, Ricardo Pimenta, destacou a importância de integrar ciência, educação e novas formas de aprendizado, como os jogos. Ele ressaltou que a ciência no Brasil deve ir além da academia, contribuindo também para o ensino básico e ajudando os jovens a refletirem sobre suas escolhas de vida e profissão. Ricardo Pimenta mencionou o projeto Enacin, que visa disseminar o conhecimento científico, especialmente sobre a importância da informação no cotidiano dos jovens.
O pesquisador enfatizou que, no contexto atual, a desinformação e as fake news são temas cada vez mais relevantes e que, sim, esses tópicos também podem ser discutidos nos jogos. "Quanto se fala hoje de desinformação? Quanto se sabe sobre fake news? Isso não é científico? Claro que é", afirmou Ricardo Pimenta, incentivando os jovens a desenvolver um olhar crítico sobre as informações que consomem.
Além disso, ele incentivou os participantes a aproveitar a oportunidade para questionar, construir problemas e se envolver no desenvolvimento de jogos que promovam o pensamento crítico e a conscientização sobre a desinformação. O pesquisador destacou a importância de preparar as futuras gerações para um mundo cada vez mais digital e interconectado, utilizando os jogos como ferramentas para formar cidadãos críticos e bem-informados.