Notícias
Diretora do Instituto Musica Brasilis destaca parceria com Ibict em entrevista ao Valor Econômico
A artista Rosana Lanzelotte, responsável pelo Instituto Musica Brasilis (IMB), destacou, em entrevista ao jornal Valor Econômico no último dia 21 de março, o papel essencial do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) como parceiro do projeto de preservação digital das partituras brasileiras.
A parceria integra a adesão do acervo do IMB à Rede Cariniana, que visa garantir a preservação permanente do Acervo Digital de Partituras Brasileiras. A iniciativa tem como objetivo a digitalização e disponibilização via web de partituras de obras de compositores brasileiros em domínio público ao longo dos próximos cinco anos.
Em 2021, o Ibict, através da Rede Cariniana, firmou uma importante colaboração com o IMB e o Arquivo Nacional, com a cooperação da UNESCO, para preservar e difundir o acervo musical brasileiro. A digitalização das partituras visa não só à preservação do acervo, mas também à ampliação do acesso a esse patrimônio cultural.
O projeto, além de garantir a conservação do legado musical, também busca ampliar a difusão da música brasileira no cenário internacional, permitindo que pesquisadores, músicos e o público geral tenham acesso facilitado ao vasto repertório de compositores brasileiros.