Notícias
Ibict participa do SoberanIA: Encontro Nacional de IA soberana
O diretor do Ibict, Tiago Braga e o servidor Jabson Cavalcante Dias
O Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) participou, no dia 9 de dezembro, do Encontro Nacional de IA Soberana, realizado em Brasília. O evento reuniu representantes do governo e do setor produtivo para discutir a formação de uma aliança nacional em torno de uma infraestrutura pública de inteligência artificial e o lançamento da ferramenta “SoberanIA”, modelo de IA treinado em dados em língua portuguesa para uso no setor público.
Representando o Ibict, participaram o diretor Tiago Braga; os servidores Taylane Costa e Zairton Bastos, da Divisão de Projetos de Inovação (Dinov); e Jabson Cavalcante Dias, da Coordenação-Geral de Informação Científica e Técnica (CGIC).
O projeto SoberanIA é apresentado como o primeiro modelo de inteligência artificial de grande porte (LLM) desenvolvido integralmente com base de dados em língua portuguesa. A ferramenta possui um modelo de linguagem treinado com 350 bilhões de tokens, configurando-se como o maior LLM do idioma validado para uso comercial. Idealizado pelo Governo do Piauí, o sistema já está em operação em diferentes aplicações públicas e integra uma estratégia nacional voltada ao fortalecimento da soberania digital.
A iniciativa está alinhada ao Plano Brasileiro de Inteligência Artificial (PBIA) e conta com investimentos de R$35 milhões do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). O encontro reuniu a ministra Luciana Santos, do MCTI, e o ministro das Comunicações (MCom), que enfatizaram a relevância da autonomia tecnológica e da consolidação de uma infraestrutura nacional de IA para o desenvolvimento estratégico do país.
A participação do Instituto no evento é estratégica, pois permitiu acompanhar de perto a implementação da ferramenta e identificar oportunidades de avanço em inteligência artificial aplicadas às ações e projetos institucionais, fortalecendo o papel do Ibict como protagonista nos debates sobre inovação no setor público e soberania nacional.