Notícias
Ibict e Udesc realizam reunião para fomentar parceria institucional
No dia 10 de novembro, representantes do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) se reuniram com a reitora em exercício da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Clerilei Aparecida Bier, em Florianópolis.
Participaram do encontro, pelo Ibict, o coordenador-geral de Informação Científica e Técnica, Washington Segundo, e os pesquisadores Priscila Sena, coordenadora da Rede Brasileira de Repositórios Digitais (RBRD), e Fhilipe Campos. Pela Udesc, estiveram presentes a coordenadora da Biblioteca Universitária (BU), Dayane Dornelles, e a bibliotecária Luciana Mara Silva, responsável pelo Repositório Institucional e pelo Repositório de Dados de Pesquisa.
O objetivo da reunião foi discutir a realização do 4º Encontro da Rede Brasileira de Repositórios Digitais (RBRD), previsto para 2026. A RBRD é uma das iniciativas do Ibict voltadas ao fortalecimento da Ciência Aberta no Brasil. Com a proposta de descentralizar, ampliar e qualificar a disseminação de boas práticas na criação e gestão de repositórios institucionais, a Rede reúne representantes de todas as regiões do país. O Ibict atua como articulador nacional, promovendo recomendações técnicas e padrões internacionais para implementação, manutenção e interoperabilidade de repositórios digitais.
As instituições também dialogaram sobre a possibilidade de futuras parcerias e a importância de integrar e compartilhar expertises. A Udesc apresentou ideias relacionadas ao uso de dados e bases abertas para o desenvolvimento de sistemas de recomendação baseados em análise preditiva, enquanto o Ibict destacou projetos e experiências que podem apoiar essas iniciativas, especialmente no âmbito da Ciência Aberta e das infraestruturas de dados.
Sobre o encontro, o coordenador-geral de Informação Científica e Técnica do Ibict, Washington Segundo, destacou o avanço das discussões.“A reunião foi extremamente produtiva. Discutimos, de forma detalhada, a realização do evento da RBRD em 2026, mas também a implementação de projetos em parceria nas áreas de organização, análise e predição de dados. Enxergamos um futuro com ampla colaboração entre o Ibict e a Udesc nos temas de dados e Ciência Aberta.”
A reunião ocorreu durante os eventos da semana do lançamento oficial do Repositório de Dados de Pesquisa da Udesc, que contou com a participação de representantes do Ibict na programação.