Notícias
Ibict e SMCT-Rio se reúnem para novas parcerias
O encontro aconteceu na Secretaria de Ciência e Tecnologia da Prefeitura do Rio de Janeiro.
O pesquisador da Coordenação de Ensino e Pesquisa (Coepi) do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), Ricardo Pimenta, se reuniu com o subsecretário de Formação e Projetos Tecnológicos da Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (SMCT-Rio), Gabriel Medina de Toledo, para tratar de ações conjuntas na área de ciência e tecnologia.
O encontro, realizado em 26 de novembro, na Secretaria de Ciência e Tecnologia da Prefeitura do Rio de Janeiro, contou também com a participação das pesquisadoras do instituto Dayanne Prudêncio, Luci Cavalcante e Priscila Sena.
A reunião teve como objetivo apresentar as ações, produtos e serviços da Coepi, na figura da Escola Nacional de Informação (Enacin), e do Ibict, abrindo caminho para futuras parcerias. Para Ricardo Pimenta, o encontro representou um primeiro passo para fortalecer a sinergia com as diversas iniciativas da Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia.
“Percebemos que o Ibict tem muito a contribuir para as atividades da Secretaria, e o primeiro passo deve ser atuar nas Naves do Conhecimento por meio da Enacin”, destacou Ricardo Pimenta.
Ele acrescentou que há demandas relacionadas à oferta de cursos, ao fortalecimento das ações de ensino e ao apoio em infraestrutura computacional para atividades remotas. “Projetos conjuntos de pesquisa e desenvolvimento também estão no horizonte, mas serão uma consequência dos primeiros passos que iniciamos agora com a SMCT”.
A pesquisadora Luci Cavalcante considerou a reunião produtiva para apresentar as ações da Coepi e conhecer melhor a atuação da Secretaria. “Ao entendermos como a Secretaria funciona, é possível pensarmos em parcerias para atividades de pesquisa aplicada, mapeamento de informações e fortalecimento das relações institucionais”, afirmou.
Para Priscila Sena, “a reunião contribuiu para alinhar projetos e expectativas, promovendo parcerias efetivas e adequadas às necessidades sociais, para além do âmbito científico”.
Ricardo Pimenta disse que as próximas reuniões já estão sendo planejadas para que o ano de 2026 comece com uma agenda conjunta.