Notícias
Ibict e FBN firmam acordo para fortalecer pesquisas em Ciência da Informação
O Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) e a Fundação Biblioteca Nacional (FBN) firmaram um acordo de cooperação técnica para desenvolver ações conjuntas de pesquisa voltadas ao avanço teórico e aplicado da Ciência da Informação.
A parceria prevê iniciativas integradas a serem executadas no Rio de Janeiro (RJ) e em Brasília (DF), fortalecendo a colaboração entre as duas instituições e ampliando a produção científica na área.
O acordo foi assinado pelo diretor do Ibict, Tiago Braga, e pelo presidente da Fundação Biblioteca Nacional, Marco Lucchesi, formalizando o compromisso institucional de ampliar a cooperação entre as instituições e fortalecer a pesquisa em Ciência da Informação.
A solenidade contou também com a presença de Cecília Leite Oliveira, coordenadora-geral de Informação Tecnológica para a Sociedade (CGTI-Ibict); Washington Segundo, coordenador-geral de Informação Científica e Técnica (CGIC-Ibict); Walter Couto, coordenador substituto da Coordenação de Serviços Bibliográficos (COBIB-Ibict); Raissa Meneses e Frederico Oliveira, ambos da Diretoria do Ibict; além de Sueli Dias, diretora-executiva da Fundação.
O diretor do Ibict, Tiago Braga, destacou a importância do momento: “Este é um momento ímpar para nós, porque celebramos a oficialização de um acordo construído a muitas mãos. Embora tenha levado mais tempo, cada conversa nos trouxe certezas sobre o que queremos alcançar. O acordo é amplo, com um primeiro plano de trabalho bem específico, mas com a perspectiva de adicionar novos planos no futuro”.
O presidente da FBN, Marco Lucchesi, enfatizou a importância do acordo, acrescentando que “este momento representa a realização de um sonho. Sempre desejei fortalecer a relação com o Ibict, corrigindo lacunas históricas e construindo uma parceria complementar e duradoura. Estou muito feliz com este acordo, que resulta do esforço de todos os envolvidos e certamente trará benefícios concretos para ambas as instituições”.
Para Cecília Leite, “este acordo é de extrema importância técnica e reforça o alinhamento entre os diretores das instituições, que estão muito afinados com as ações de cada casa. Com certeza, não se trata apenas de um documento, mas de uma parceria ativa, que avançará na prática e trará benefícios para todos os envolvidos”.