Notícias
Enterprise Europe Network inaugura polos regionais em Alagoas e no Paraná e amplia atuação no Brasil
O Consórcio Enterprise Europe Network Brasil (EEN Brasil) oficializou a expansão de sua atuação no país com a inauguração de dois novos polos regionais, estratégicos para o apoio a pequenas e médias empresas (PMEs) das regiões Nordeste e Sul. As novas estruturas, sediadas na Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba, e no Centro Universitário Mário Pontes Jucá (UMJ), em Maceió, funcionarão como hubs de inovação, tecnologia e empreendedorismo, voltados à atração de negócios, promoção da inovação e transferência de tecnologias.
A iniciativa fortalece a prestação de serviços do Consórcio EEN Brasil, gerenciado pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), unidade de pesquisa do MCTI, em parceria com a Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura (Fapec). O consórcio atua por meio de nós regionais criados para apoiar PMEs em seus processos de internacionalização e na busca por parceiros estratégicos para o desenvolvimento de novos negócios. Os polos no Paraná e em Alagoas ampliarão a aproximação com novos atores estratégicos e a integração com universidades, empresas, startups e centros de pesquisa locais, impulsionando os ecossistemas regionais de inovação.
O presidente do Consórcio EEN Brasil e da Fapec, Marcos Vinicius da Cruz Coelho, destacou o papel central da internacionalização para o desenvolvimento do país. “A atuação conjunta entre setor público e privado é decisiva para superar barreiras e abrir caminho para um ambiente mais competitivo e integrado ao restante do mundo. Ao exportar, pequenos negócios crescem, aumentam seu faturamento, geram empregos, tornam-se mais competitivos e contribuem para o desenvolvimento socioeconômico do país”, avalia.
Os serviços da rede EEN seguem um modelo de acompanhamento contínuo e consultoria técnica especializada, que contempla áreas essenciais à internacionalização, como prospecção de parceiros Brasil–Europa, propriedade intelectual, sustentabilidade, exportação e transformação digital. A abordagem personalizada busca garantir a continuidade e o impacto das ações implementadas pelas empresas atendidas.
Márcio Canedo, pesquisador sênior do Ibict e gerente do Consórcio EEN Brasil, destaca que a ampliação dos serviços da rede EEN para mais regiões do Brasil é fundamental para concretizar o compromisso do Ibict com o desenvolvimento socioeconômico nacional e o apoio à informação tecnológica. O pesquisador destaca o impacto direto do Consórcio.
“Ao promover um maior acesso à consultoria técnica especializada e oportunidades de internacionalização para as pequenas e médias empresas, atuamos como um vetor no estímulo à inovação, no fortalecimento da competitividade e na integração das PMEs brasileiras ao mercado global. Através da EEN, o Ibict facilita o acesso estratégico à informação tecnológica e científica, essenciais para subsidiar a tomada de decisão, fomentar a inovação e elevar a competitividade das empresas no mercado global”, diz Canedo.
Inaguração do polo Paraná
A primeira inauguração ocorreu em 10 de novembro, em Curitiba, com a instalação da representação da EEN na UFPR, por meio de sua fundação de apoio, a Fundação da Universidade Federal do Paraná (Funpar). O acordo foi firmado entre a Funpar e a Fapec.
O evento de assinatura contou com a presença de diversas autoridades, entre elas Marcos Sfair Sunye, reitor da UFPR; Edemir Reginaldo Maciel, diretor-superintendente da Funpar; e Marcos Vinicius da Cruz Coelho, presidente da Fapec e da EEN Brasil. Também estiveram presentes na cerimônia representantes da Confederação das Associações das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (Assespro) e da Rede Europeia de Centros e Polos de Investigação e Inovação na América Latina e no Caribe (ENRICH in LAC).
Inauguração do polo Alagoas
Em Maceió, a parceria será oficializada no dia 12 de dezembro com a assinatura do acordo entre o Centro Universitário Mário Pontes Jucá (UMJ) e a Fapec.
A escolha das instituições de ensino superior como sede dos novos polos reforça a visão do consórcio sobre o papel da academia como catalisadora de inovação e internacionalização.
“A instalação da EEN na UMJ marcará a primeira visita institucional da atual gestão do consórcio nacional ao Nordeste e reforça o papel das instituições de ensino superior como hubs de inovação, internacionalização e integração entre academia, setor produtivo e governo”, afirma Marcos Vinicius da Cruz Coelho.
Sobre o Consórcio EEN Brasil
A Enterprise Europe Network (EEN) é um programa da União Europeia voltado ao apoio ao crescimento e à internacionalização de pequenas e médias empresas. Presente em mais de 60 países, é a maior rede global dedicada a conectar empresas a novos mercados, parceiros estratégicos e oportunidades de inovação.
Gerenciado pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), unidade de pesquisa do MCTI, em parceria com a Fapec, o Consórcio EEN Brasil estabelece uma ponte estratégica entre o Brasil e a União Europeia, com foco em inclusão, inovação e fortalecimento da competitividade das MPMEs brasileiras. Por meio de ações coordenadas, intercâmbio de conhecimento e uma abordagem orientada às necessidades das empresas, o consórcio busca ampliar a inserção internacional das MPMEs brasileiras, promover a presença de empresas europeias no país e estimular parcerias sustentáveis de longo prazo. Nos últimos oito anos, a EEN Brasil já prestou mais de 3 mil consultorias para impulsionar a internacionalização de pequenas e médias empresas.
São membros: ABCasa (Associação Brasileira de Artigos para Casa, Decoração, Presentes e Utilidades Domésticas), ACIC Chapecó (Associação Comercial de Chapecó), ACIC Concórdia (Associação Empresarial de Concórdia), Apex-Brasil, CNI (Confederação Nacional da Indústria), Confederação Assespro, Embrapii (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial), ENRICH in LAC, Fapec (Fundação de Apoio à Cultura, Educação e Pesquisa), Ibict (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia), Instituto Global ESG, Microempa (Associação das Empresas de Pequeno Porte do RS) e OBME (Organização Brasileira de Mulheres Empresárias). Além dos membros, o Consórcio também conta com uma rede de apoiadores (stakeholders) que representam entidades de promoção de negócios internacionais.