Notícias
Em encontro da LA Referencia, Ibict debate avanços e estratégias para a Ciência Aberta na América Latina
O Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), representou o Brasil na Reunião Anual da Red Latinoamericana para la Ciencia Abierta (LA Referencia), realizada entre os dias 26 e 28 de novembro em Cuenca, no Equador. O encontro reuniu delegações de nove países membros – Argentina, Brasil, Chile, Costa Rica, Equador, Espanha, Panamá, Peru e Uruguai – para alinhar estratégias regionais de compartilhamento, visibilidade e preservação da produção científica no âmbito da Ciência Aberta.
A programação da Reunião Anual abordou temas centrais para o ecossistema de Ciência Aberta na região, incluindo a avaliação e disseminação da produção intelectual, os avanços na adoção de padrões de interoperabilidade, ferramentas para repositórios institucionais e iniciativas multilíngues de recuperação da informação.
O tecnologista do Ibict, André Appel, participou das atividades técnicas e representou a instituição na condição de membro suplente do Conselho Diretor da rede, atuando ao lado de representantes dos demais países participantes.
No primeiro dia do encontro, foram apresentados os resultados e o balanço anual por parte da Presidência e seus órgãos assessores, além da apresentação do recém-aprovado financiamento internacional pelo Fundo para Adoção de Redes da Invest in Open Infrastructure (IOI), com discussão sobre as etapas de implementação do projeto financiado ao longo dos próximos anos. Nos dias seguintes, foram deliberados ajustes na estrutura técnico-administrativa da Rede, a atualização do manual operacional do Conselho Diretivo e outros pontos de pauta trazidos pelos países membros.
Uma deliberação de destaque, que foi pautada pelo Brasil, resultou na aprovação da inclusão da LA Referencia como infraestrutura signatária da Declaração de Barcelona sobre Informação Aberta de Pesquisa. Este movimento reforça o compromisso da Rede com o uso, a criação, o compartilhamento e a sustentabilidade de infraestruturas abertas para o armazenamento e a disseminação de informação científica e técnica na América Latina.
Outro ponto importante resultante da reunião foi a aprovação de um chamamento para que cada país membro atue na promoção de redes e outras formas internas de configuração que estimulem a troca de experiências e o fortalecimento de boas práticas em repositórios institucionais. O objetivo é reforçar a integração com a LA Referencia. No caso brasileiro, destacou-se na Reunião o trabalho que já vem sendo realizado por meio da Rede Brasileira de Repositórios Digitais (RBRD) e da Rede de Bibliotecas das Unidades de Pesquisa do MCTI.
Sobre a rede LA Referencia
Fundada em 2012, a LA Referencia é uma das principais iniciativas regionais de apoio ao Acesso Aberto e à Ciência Aberta na América Latina e Espanha. A rede mantém uma plataforma baseada em padrões de interoperabilidade, que permite o compartilhamento e a visibilidade da produção científica disponibilizada por universidades e centros de pesquisa.
No Brasil, a coleta e integração dos conteúdos são realizadas por meio do Portal Oasisbr, mantido pelo Ibict. A plataforma reúne publicações científicas e dados de pesquisa provenientes de repositórios institucionais, revistas científicas, bibliotecas digitais de teses e dissertações, servidores de preprints e outras fontes, disponibilizando-os em acesso aberto para toda a sociedade.
