Notícias
Diretor do Ibict participa do Colóquio Internacional de Bibliotecários, evento realizado durante a Feira Internacional do Livro de Guadalajara
Diretor do Ibict, Tiago Braga e a professora Michelli Costa
O diretor do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), Tiago Braga, participou da 39ª edição da “Feria Internacional del Libro de Guadalajara (FIL)”, realizada de 29 de novembro a 7 de dezembro de 2025 no México. Considerada a maior feira do livro das Américas e a segunda maior do mundo, atrás apenas da Feira de Frankfurt, a FIL é reconhecida como o principal evento editorial e literário do mundo hispânico. Criada há 39 anos pela Universidade de Guadalajara, reúne autores de todos os continentes, promove debates acadêmicos e transforma a cidade em um grande festival cultural, que nesta edição homenageia Barcelona.
No dia 2 de dezembro, Tiago Braga participou das atividades do XXXIX Colóquio Internacional de Bibliotecários, espaço tradicional dentro da FIL e também promovido pela Universidade de Guadalajara. O encontro reúne profissionais da informação, pesquisadores, organizações da sociedade civil, escritores e especialistas para discutir o papel das bibliotecas em um cenário global em transformação.
Em 2025, o tema central destaca a biblioteca como organismo vivo, impactado diretamente pela digitalização e pelos avanços tecnológicos. Entre os assuntos debatidos estão: alfabetização informacional; aprendizagem contínua; brecha digital; competências digitais; espaços inclusivos; formação; infraestrutura; inteligência artificial; serviços digitais e tecnologias emergentes.
Tiago Braga explicou que o Colóquio discute aspectos relacionados à percepção da biblioteca e sua atuação como agente de promoção da informação e do conhecimento. “Este ano o foco do colóquio é a transformação digital e a atuação das bibliotecas frente a esse movimento. Eu apresentei uma conferência magistral junto com a professora Michelli Costa, da Universidade de Brasília e o nosso tema foi 'Bibliotecas, soberania e a promoção do acesso livre à informação íntegra’.”
Durante a apresentação, Tiago Braga e Michelli Costa refletiram sobre como a integridade da informação e a soberania informacional e tecnológica são fatores essenciais para o desenvolvimento da sociedade. “Por fim, apontamos caminhos que podem ser utilizados pelas bibliotecas para promover esses dois aspectos e compartilhamos exemplos de ações que estão sendo executados no Brasil, que colocam a biblioteca neste espaço ativo de construção de uma sociedade melhor em que a perspectiva de desenvolvimento social, ambiental e econômico é promovida por meio de uma informação”, informou o diretor.