Notícias
INOVAÇÃO
Parceria entre Ibict e Marília impulsiona criação de polo nacional de inovação
Representantes do Ibict e de Marília em reunião na sede do Ibict
O município de Marília (SP) e o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) deram mais um passo importante rumo à inovação e ao desenvolvimento tecnológico. Em reunião realizada no dia 6 de agosto, representantes das duas instituições discutiram ações conjuntas voltadas à criação de polos tecnológicos na região, com foco em temas como inteligência artificial, gestão de dados e popularização da ciência.
A comitiva de Marília foi formada pelo vereador Galdino Luiz Ramos Junior, pelo secretário municipal de Tecnologia e Inovação Rodrigo Ramos, pelo diretor Erick Rezende e pelos assessores Carlos Francisco Spresson Domingues e Thaís Franco de Barros Reis.
Representando o Ibict, participaram o diretor Tiago Emmanuel Nunes Braga; o coordenador-geral de Informação Científica e Técnica (CGIC), Washington Segundo; a coordenadora de Tecnologias Aplicadas (COTEA-Ibict), Silvana Aparecida Borsetti Gregório Vidotti; a coordenadora substituta de Serviços Bibliográficos (COBIB-Ibict) Emanuelle Torino; a editora-chefe das revistas Ciência da Informação e Inclusão Social, Polyana Gentil Penna; o coordenador-geral de Tecnologias para Informação do Ibict (COTEC), Milton Shintaku; e o tecnologista Frederico Ramos Oliveira.
Durante a reunião, foram apresentados os detalhes para a instauração, em Marília, de iniciativas que permitirão o desenvolvimento e a execução de projetos estratégicos voltados para a melhoria da educação, saúde e gestão pública. Para o vereador Galdino Luiz Ramos Junior, este é o resultado de todos os esforços e parcerias voltados para transformar Marília em um polo de desenvolvimento tecnológico, científico e de inovação. “Agradeço ao Ibict por escolher nossa cidade para este projeto. Tenho certeza de que a população mariliense abraça essa iniciativa e que seremos referência não apenas no Brasil, mas também internacionalmente.”
Já o secretário municipal de Tecnologia e Inovação, Rodrigo Ramos, celebrou o início da parceria: “É uma grande alegria receber o Ibict em nossa cidade e iniciar este diálogo que abrirá caminhos para a instalação de um polo de inovação em Marília. O poder executivo, por meio da Secretaria Municipal de Tecnologia e Inovação e com apoio da educação, está totalmente empenhado em fazer dessa união com o governo federal um exemplo de parceria bem-sucedida.”
O diretor do Ibict, Tiago Braga, ressaltou que a cidade de Marília está firmando uma cooperação técnica e científica para se tornar um modelo nacional de soberania digital, com reconhecimento também no cenário internacional. Segundo ele, embora a tecnologia seja fundamental, são os dados e as informações que geram riqueza e podem ser usados como matéria-prima para o desenvolvimento do país. “Marília terá um papel ativo nesse processo, unindo sua capacidade intelectual à infraestrutura que será construída em conjunto, tornando-se um centro de referência nas áreas de Ciência da Informação e Tecnologia”.