Notícias
Inscrições para os Prêmios Samuel Benchimol e Banco da Amazônia de Empreendedorismo Consciente 2025 vão até 31 de agosto
As edições 2025 do Prêmio Professor Samuel Benchimol e do Prêmio Banco da Amazônia de Empreendedorismo Consciente estão com inscrições abertas. Voltadas a empreendedores, pesquisadores e personalidades que atuam pelo desenvolvimento sustentável da Amazônia, as candidaturas podem ser realizadas até 31 de agosto de 2025.
A cerimônia de premiação ocorrerá em Palmas (TO), no dia 5 de dezembro de 2025, reunindo os principais nomes envolvidos com o fortalecimento da economia e da sustentabilidade na região amazônica. O processo de julgamento das iniciativas está previsto para o dia 31 de outubro de 2025.
As premiações, que são realizadas anualmente e de forma itinerante pelos estados da Amazônia Legal, contam com o apoio da Confederação Nacional da Indústria (CNI), das Federações das Indústrias da Amazônia Legal, do Banco da Amazônia e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), por meio do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict).
O Prêmio Professor Samuel Benchimol reconhece iniciativas inovadoras e personalidades que contribuem para soluções sustentáveis e o fortalecimento da economia regional. Ele é dividido em duas categorias: Personalidades Dedicadas ao Desenvolvimento Sustentável da Região Amazônica, que homenageia líderes do meio empresarial ou acadêmico, e Projetos de Desenvolvimento Sustentável na Região Amazônica, voltada ao apoio de projetos conduzidos por empreendedores locais.
Já o Prêmio Banco da Amazônia de Empreendedorismo Consciente valoriza empresas e microempreendedores com trajetórias de sucesso na região. As categorias honoríficas são: Empresa na Amazônia e Microempreendimento na Amazônia (Prêmio Florescer), com foco em negócios urbanos e rurais apoiados pelo Programa Amazônia Florescer. Além disso, a categoria Iniciativa de Desenvolvimento Local (IDL) oferece suporte financeiro a projetos que utilizem práticas de economia criativa, agroecologia, produção orgânica e economia verde para transformar realidades locais.
Interessados podem obter mais informações e realizar suas inscrições por meio deste link até o dia 31 de agosto de 2025.