Notícias
Ibict marca presença na abertura do I Colóquio Internacional Circulação do Conhecimento Técnico-Científico no Sul Global
O diretor do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), Tiago Braga, participou da mesa de abertura do I Colóquio Internacional Circulação do Conhecimento Técnico-Científico no Sul Global, que aconteceu no dia 29 de abril no Auditório da Faculdade de Ciência da Informação (FCI) da Universidade de Brasília (UnB), com transmissão ao vivo pelo canal do Ibict no YouTube.
A cerimônia de abertura contou com as presenças do embaixador de Guiné-Bissau no Brasil, M'bala Fernandes; do diretor da FCI, Renato Sousa; da editora-chefe das revistas Ciência da Informação e Inclusão Social do Ibict, Polyana Penna; do diretor do Arquivo Central da UnB, Marcus Gonçalves; do diretor da Faculdade de Ciências e Tecnologias em Saúde da UnB Ceilândia, João Paulo Matheus; e do coordenador do PPGCI/Ibict, Fabio Gouveia.
Em sua fala, o diretor do Ibict destacou que o instituto tem feito movimentos consolidados na perspectiva de incorporar a arquivologia enquanto uma ciência fundamental para o desenvolvimento do Brasil. Como exemplo, o diretor citou o Hipátia, modelo de Preservação Digital.
“O Hipátia é tão significativo, que todos os tribunais do país estão o adotando. Ele garante que uma prova digital não pode ser modificada ou adulterada sem que isso seja sinalizado, garantindo a cadeia de custódia desses objetos digitais que estão sendo utilizados pela Justiça brasileira. E isso jamais seria possível sem a atuação de arquivistas competentes e prontos para lidar com esses desafios informacionais".
Após a mesa de abertura do Colóquio, que contou ainda com uma apresentação cultural do Núcleo de Capoeiragem, houve uma palestra do professor da Fiocruz Paulo Elian, que falou sobre “Emergência sanitária, arquivos e ciência: desafios institucionais e sociopolíticos". O encontro continua nesta quarta-feira (30) e pode ser acompanhado ao vivo no canal do Ibict no YouTube.
Sobre o Colóquio - O evento marca uma nova etapa das ações do grupo de pesquisa Fundamentos Históricos, Epistemológicos e Teóricos da Arquivologia (FHETA), criado em dezembro de 2013, na UnB, e é fruto do projeto de pesquisa “Relações de biopoder diante de uma pandemia de informações em uma sociedade normalizadora”, em desenvolvimento desde 2021, com apoio do CNPq.
O I Colóquio Internacional Circulação do Conhecimento Técnico-Científico no Sul Global é uma realização do curso de Arquivologia da UnB, em parceria com o Ibict, e se constitui como um espaço de articulação entre pesquisa acadêmica e demandas sociais emergentes, reafirmando o compromisso da universidade pública com a produção e difusão do conhecimento científico no Sul Global.
Para assistir ao vídeo completo do primeiro dia do evento, clique aqui.