Notícias
Ibict debate repositórios digitais na 2ª Conferência e Workshop sobre Ciência Aberta da CPLP
Nos dias 14 a 16 de abril, a cidade de Praia, em Cabo Verde, sediou a segunda edição da Conferência sobre Ciência Aberta e Workshop sobre Gestão de Repositórios Digitais da CPLP, um evento crucial para impulsionar a colaboração científica e expandir o acesso aberto ao conhecimento entre os países lusófonos.
Sediado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), o encontro reuniu especialistas e representantes dos diversos países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), consolidando um espaço de diálogo e troca de experiências sobre a Ciência Aberta.
Os repositórios científicos digitais, plataformas essenciais para o armazenamento e a disseminação de teses, dissertações, artigos científicos e outros recursos de pesquisa em acesso aberto, foram um dos temas centrais da Conferência.
O Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) desempenhou um papel de destaque no evento, com a participação das pesquisadoras Juliana Sousa e Bianca Amaro, ambas da Coordenação-geral de Informação Científica e Técnica (CGIC) do Instituto.
Durante o encontro, Bianca Amaro foi a palestrante da mesa “Ciência Aberta/Gestão de Ciência: Iniciativas Globais: América Latina”, na qual apresentou um panorama de iniciativas da América Latina e as infraestruturas de Ciência Aberta no Brasil. As pesquisadoras do Ibict também apresentaram os produtos e serviços do instituto voltados para a informação científica e realizaram um workshop.
“O objetivo do Workshop foi oferecer aos participantes não apenas uma visão técnica, mas também estratégica sobre como os repositórios digitais potencializam a visibilidade da produção científica. Ver o engajamento e o interesse dos profissionais presentes reforça a importância de continuarmos investindo na capacitação e no fortalecimento das infraestruturas de informação científica”, afirma Juliana Sousa.
O evento promoveu diversas sessões de formação, que proporcionaram aos participantes conhecimentos práticos sobre o planejamento e a gestão de repositórios digitais de publicações no contexto dos movimentos de Acesso Aberto e Ciência Aberta.
Um dos destaques da Conferência foi a necessidade de desenvolver um repositório científico comum em Cabo Verde, com o objetivo de apoiar o acesso aberto à produção acadêmica do país. A ideia é que esse repositório passe a integrar a base de dados do Repositório Comum da CPLP.