Notícias
10 anos da Rede DRÍADE: Grupo de Estudo “Arquivamento Web”
Em alusão aos 10 anos de atuação da Rede de Estudos e Práticas em Preservação Digital - DRÍADE, o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) preparou uma série de textos para apresentar cada uma das linhas de pesquisa e grupos de estudo. No texto de hoje, apresentamos o Grupo de Estudo “Arquivamento Web”, liderado pelo pesquisador Rondineli Gama Saad.
Rondineli é graduado como Tecnólogo em Redes de Computadores pela Faculdade Oswaldo Cruz (2006). Posteriormente, concluiu um MBA em Perícia Forense Computacional pela Impacta (2014) e outro em Gestão de Sistemas de Segurança da Informação pelo IDESP/Daryus (2022). Atualmente, atua no projeto SciELO Brasil como especialista em Sistema Operacional Linux, é coordenador da Unidade de Infraestrutura, Preservação Digital e Segurança da Informação e fornece suporte técnico e consultivo à Rede Cariniana em questões relacionadas à rede distribuída Lots Of Copies Keep Stuff Safe (LOCKSS).
Segundo o líder, o grupo foi criado para discutir e desenvolver estratégias, procedimentos técnicos, metodologias e diretrizes para a captura e preservação de conteúdo web e conta com profissionais de diversas áreas do conhecimento com interesse em arquivamento da web. “Os membros envolvidos fazem levantamento das referências bibliográficas relacionadas com o tema de arquivamento da web e preservação de websites a fim de acompanhar as mudanças frente ao desafio de preservação a longo prazo, segurança e a privacidade dos dados”.
O grupo Arquivamento Web atua em temas como o modelo de arquivamento e preservação da web para sites governamentais; análise das ferramentas, bibliotecas e softwares utilizados para preservação web; e mapeamento das iniciativas internacionais, considerando tipo de organização, acesso e infraestrutura tecnológica.
Além disso, os pesquisadores do grupo desenvolvem um trabalho de pesquisa e análise das proposições em tramitação no Congresso Nacional que tem relação com preservação de websites; levantamento bibliográfico relacionado ao uso de metadados de preservação de websites; elaboração do Guia de Boas Práticas de Preservação de Conteúdo Web; e apoio na elaboração do parecer sobre o investimento necessário à preservação de sites oficiais concernente ao PL 2.431/2015.
Participantes da linha: Gabriela Ayres Ferreira Terrada (FBN); Sonia Araújo de Assis Boeres (Rede Cariniana); Vanderlei Batista dos Santos (Câmara dos Deputados); Danilo Formenton (UFSCar); Márcia Ênia Lopes de Sousa (Câmara dos Deputados); Antonio Paulo Carretta (Bienal SP); Douglas Muller (Ibict); e o líder Rondineli Gama Saad (SciELO Brasil).
Para saber mais detalhes, conhecer os outros grupos e obter informações sobre como participar da Rede Dríade, clique aqui.