Notícias
Coordenador da CGTI do Ibict tem sua Bolsa de Produtividade renovada pelo CNPq
Hugo Valadares, coordenador-geral de Tecnologias de Informação e Informática (CGTI) do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) teve sua Bolsa de Produtividade em Pesquisa renovada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) com o projeto ‘Modelos de Combinação para Previsão de Séries de Insumos Renováveis para Geração de Energia’.
As Bolsas de Produtividade são concedidas para pesquisadores de todas as áreas do conhecimento com o objetivo de valorizar sua produção científica, tecnológica e de inovação de destaque, incentivar o aumento da produção de qualidade e investir em projetos de pesquisa considerando o rigor e o método científico, assim como outros conceitos fundamentais para a produção do conhecimento.
Entre os critérios para a concessão estão a produção científica, a participação na formação de recursos humanos e a efetiva contribuição para a área de pesquisa. Para análise e seleção de bolsistas, são consideradas as produções e atividades geradas, como artigos científicos, capítulos de livros ou livros, trabalhos completos em eventos científicos, patentes, softwares, documentos que subsidiaram a elaboração de leis e/ou implementação de políticas públicas, entre outros.
Hugo Valadares, que assumiu a Coordenação-geral de Tecnologias de Informação e Informática no final de 2023, é graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), com mestrado, doutorado e pós-doutorado pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Concluiu, em 2017, o segundo estágio de pós-doutoramento na Escola Politécnica de Pernambuco da Universidade de Pernambuco (Poli-UPE) e Illinois State University - EUA.
O coordenador tem atuado nas áreas de Engenharias de Produção, Elétrica, Eletrônica e de Ciências da Computação, com ênfase em inteligência computacional e otimização. Seus trabalhos incluem temas como previsão de séries temporais utilizando modelos lineares Box Jenkins e filtros lineares otimizados através de algoritmos bio-inspirados (inteligência de enxame e algoritmos evolutivos), além de Redes Neurais MLP, Redes Neurais com Estados de Eco, Máquinas de Aprendizado Extremo e Redes Neurais Convolucionais.
Antes da nomeação para a CGTI ocupava a categoria de professor Adjunto C-4 no Departamento Acadêmico de Engenharia Elétrica da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). É professor permanente dos Programas de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEE), Ciências da Computação (PPGCC) e Engenharia de Produção (PPGEP) e de cursos de Especialização. Atualmente é vice-coordenador do PPGEP, coordenador do mestrado interinstitucional (MINTER) PPGEP-IFTO e coordenador do Grupo Interdisciplinar de Inteligência Computacional (GIDIC-CNPq).