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Projeto Baobá conclui PoC para acompanhamento de dados em redes sociais

Projeto avança em seu objetivo de acompanhar o debate público digital para a promoção da integridade informacional. Recentemente, o projeto concluiu a Prova de Conceito (PoC) para a contratação da empresa que será responsável pela coleta de dados públicos em redes sociais, enquanto o desenvolvimento de ferramenta de coleta está em andamento.
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Publicado em 26/08/2024 17h11 Atualizado em 28/08/2024 16h48
IMG-  Projeto Baobá conclui PoC para acompanhamento de dados em redes sociais

O Projeto Baobá, uma iniciativa do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) que é financiado pelo Fundo de Defesa de Direitos Difusos (FDD), avança em seu objetivo de acompanhar o debate público digital para a promoção da integridade informacional. Recentemente, o projeto concluiu a Prova de Conceito (PoC) para a contratação da empresa que será responsável pela coleta de dados públicos em redes sociais durante seis meses, enquanto o desenvolvimento de ferramenta de coleta está em andamento.

A PoC constitui um processo planejado para assegurar que a solução tecnológica escolhida atenda às necessidades específicas do Projeto Baobá e sua Plataforma Multidisciplinar de Escuta Social Digital, Combate à Desinformação e Promoção aos Direitos Difusos. O processo teve início com uma chamada pública, amplamente divulgada pelo Ibict e destinada a identificar empresas que oferecessem soluções tecnológicas para a análise de redes sociais. Em seguida, foi constituída uma Comissão de Avaliação Técnica, formada por especialistas, pesquisadores relacionados ao projeto ou profissionais com importante experiência no tema, com o objetivo de conduzir a análise das soluções apresentadas pelas empresas participantes.

Após a manifestação de interesse das empresas em participar da PoC, foi realizada uma reunião de briefing, quando os requisitos do projeto foram detalhados e as empresas foram orientadas a configurar suas ferramentas para a coleta de dados, permitindo uma avaliação prática e em tempo real de suas capacidades. Além disso, as empresas foram submetidas a um questionário de autodeclaração, em que descreveram suas capacidades técnicas, metodologias e experiências anteriores em projetos de coleta de dados.

Com as ferramentas configuradas, a Comissão conduziu testes rigorosos, avaliando critérios como eficiência na coleta de dados, precisão na análise de sentimentos, capacidade de segmentação do público e escalabilidade. Ao final da avaliação técnica, as propostas comerciais foram analisadas para assegurar que a solução escolhida fosse economicamente viável, além de tecnicamente eficaz. Os dados coletados durante as avaliações foram sistematizados em um relatório que serviu de base para a decisão de contratar a empresa V-Tracker.

Nos próximos seis meses, a empresa será responsável por coletar, analisar e gerar relatórios baseados em, no mínimo, cinco milhões de menções mensais em redes sociais. Os dados serão coletados em conformidade com as temáticas correlatas aos direitos difusos e servirão de insumo para as análises e pesquisas realizadas no âmbito do projeto. As coletas são sempre baseadas em temas e as legislações aderentes como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e Lei de Acesso à Informação serão aplicadas de forma integral. Além disso, a empresa deverá garantir que todos os dados coletados possam ser exportados sem limites diários de infraestrutura computacional.

 

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