Ir para o Conteúdo 1 Ir para a Página Inicial 2 Ir para o menu de Navegação 3 Ir para a Busca 4 Ir para o Mapa do site 5
Abrir menu principal de navegação
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
Termos mais buscados
  • imposto de renda
  • inss
  • assinatura
  • cnh social
  • mei
Termos mais buscados
  • imposto de renda
  • inss
  • assinatura
  • Atuação
    • Pesquisas em Ciência da Informação
    • Pesquisa Serviços e Iniciativas
  • Acesso à Informação
    • Institucional
      • Estrutura Organizacional - Organograma
      • Competências
      • Base Jurídica da Estrutura Organizacional e das Competências
      • Quem é quem
      • Ex Diretores(as)
      • Perfil Profissional
      • Horário de Atendimento
      • Atos Normativos
      • Missão
      • Histórico
      • Logomarca
    • Ações e Programas
      • Programas, projetos, ações, obras e atividades
      • Carta de Serviços
      • Concessões de recursos financeiros ou renúncias de receitas
      • Governança
    • Participação Social
      • Ouvidoria
      • Audiências e Consultas Públicas
      • Conselhos e Órgãos Colegiados
      • Conferências
      • Editais de Chamamento Público
    • Auditorias
      • Prestação de Contas
      • Rol de Responsáveis
      • Relatórios da CGU
      • Plano anual de atividades de auditoria interna (PAINT)
      • Relatório anual de atividades de auditoria interna (RAINT)
      • Principais ações de supervisão, controle e correição
    • Convênios e Transferências
      • Termos de Execução Descentralizadas (TED)
      • Repasses e Transferências de Recursos Financeiros
    • Receitas e Despesas
      • Receitas
      • Despesas
      • Despesas com Diárias e Passagens
    • Licitações e Contratos
      • Licitações
      • Contratos
    • Servidores
    • Informações Classificadas
    • Serviço de Acesso à Informação (SIC)
      • Apresentação
      • Formulários eletrônicos
      • Relatórios
      • Contato
    • Dúvidas Frequentes em relação ao Ibict
    • Dados Abertos
    • Sanções Administrativas
    • Proteção de Dados Pessoais
    • Prestação de Contas
    • Oportunidades
      • Concursos Ibict
      • Projetos com Fundação de Apoio
      • PIBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
      • Prodoc
  • Composição
    • Quem é quem
    • PPGCI
    • CTC
    • Grupos de Trabalho
  • Centrais de Conteúdo
    • Notícias
    • Eventos
    • Redes Sociais
    • Imprensa
    • Publicações
      • Anais do Colóquio
      • Catálogo de Publicações
      • Ciência da Informação
      • Classificação Decimal Universal (CDU)
      • Inclusão Social
      • Liinc em Revista
      • Logeion: Filosofia da Informação
      • Monitoramento em CI
      • P2P e Inovação
      • Tesauro Brasileiro de Ciência da Informação
  • Canais de Atendimento
  • FAQ
  • GOV.BR
    • Serviços
      • Buscar serviços por
        • Categorias
        • Órgãos
        • Estados
      • Serviços por público alvo
        • Cidadãos
        • Empresas
        • Órgãos e Entidades Públicas
        • Demais segmentos (ONGs, organizações sociais, etc)
        • Servidor Público
    • Temas em Destaque
      • Orçamento Nacional
      • Redes de Atendimento do Governo Federal
      • Proteção de Dados Pessoais
      • Serviços para Imigrantes
      • Política e Orçamento Educacionais
      • Educação Profissional e Tecnológica
      • Educação Profissional para Jovens e Adultos
      • Trabalho e Emprego
      • Serviços para Pessoas com Deficiência
      • Combate à Discriminação Racial
      • Política de Proteção Social
      • Política para Mulheres
      • Saúde Reprodutiva da Mulher
      • Cuidados na Primeira Infância
      • Habitação Popular
      • Controle de Poluição e Resíduos Sólidos
    • Notícias
      • Serviços para o cidadão
      • Saúde
      • Agricultura e Pecuária
      • Cidadania e Assistência Social
      • Ciência e Tecnologia
      • Comunicação
      • Cultura e Esporte
      • Economia e Gestão Pública
      • Educação e Pesquisa
      • Energia
      • Forças Armadas e Defesa Civil
      • Infraestrutura
      • Justiça e Segurança
      • Meio Ambiente
      • Trabalho e Previdência
      • Turismo
    • Galeria de Aplicativos
    • Acompanhe o Planalto
    • Navegação
      • Acessibilidade
      • Mapa do Site
      • Termo de Uso e Aviso de Privacidade
    • Consultar minhas solicitações
    • Órgãos do Governo
    • Por dentro do Gov.br
      • Dúvidas Frequentes em relação ao Portal gov.br
      • Dúvidas Frequentes da conta gov.br
      • Ajuda para Navegar o Portal
      • Conheça os elementos do Portal
      • Política de e-participação
      • Termos de Uso
      • Governo Digital
      • Guia de Edição de Serviços do Portal Gov.br
    • Canais do Executivo Federal
    • Dados do Governo Federal
      • Dados Abertos
      • Painel Estatístico de Pessoal
      • Painel de Compras do Governo Federal
      • Acesso à Informação
    • Empresas e Negócios
Links Úteis
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
Redes sociais
  • YouTube
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
Você está aqui: Página Inicial Central de Conteúdos Notícias 2023 Outubro O 4º Encontro do International Center for Information Ethics (ICIE) América Latina e Caribe acontecerá em Montevidéu, no Uruguai
Info

Notícias

O 4º Encontro do International Center for Information Ethics (ICIE) América Latina e Caribe acontecerá em Montevidéu, no Uruguai

O 4º Encontro do International Center for Information Ethics (ICIE) América Latina e Caribe acontecerá entre os dias 9, 10 e 11 de outubro de 2023, em Montevidéu, no Uruguai, com o tema “Estratégias para combater a desinformação: o papel da ética da informação e da comunicação”.
Compartilhe por Facebook Compartilhe por Twitter Compartilhe por LinkedIn Compartilhe por WhatsApp link para Copiar para área de transferência
Publicado em 06/10/2023 17h25
O 4º Encontro do International Center for Information Ethics (ICIE) América Latina e Caribe acontecerá em Montevidéu, no Uruguai

O 4º Encontro do International Center for Information Ethics (ICIE) América Latina e Caribe acontecerá entre os dias 9, 10 e 11 de outubro de 2023, em Montevidéu, no Uruguai, com o tema “Estratégias para combater a desinformação: o papel da ética da informação e da comunicação”.

O evento é organizado pela Faculdade de Informação e Comunicação (FIC) da Universidade da República, pelo Grupo de Ética da Informação e Comunicação (GETINCO) e o ICIE. Também será realizado, durante o encontro, o 1º Simpósio Uruguaio de Ética da Informação e Comunicação.

A finalidade principal do 4º Encontro do International Center for Information Ethics (ICIE) América Latina e Caribe é a troca de experiências e reflexões sobre estratégias de combate à desinformação e o papel da ética da informação e da comunicação. A reunião contará com a participação de especialistas da Alemanha, Argentina, Brasil, México e Uruguai, que contribuirão em conferências, mesas de debates e workshops abertos ao público.

Segundo os pesquisadores do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) e, atualmente, presidente e vice-presidente do ICIE, Marco Schneider e Arthur Bezerra, respectivamente, “as expectativas quanto ao encontro são grandes, pois ele representa a consolidação de esforços que vêm sendo feitos há alguns anos para estruturar uma rede latino-americana de pesquisa e ensino em ética da informação”.

Na opinião de Marco Schneider e Arthur Bezerra, “a rede, por sua vez, tem dado um novo impulso ao Centro Internacional de Ética da Informação, criado em 1999 pelo professor Rafael Capurro, filósofo e documentalista uruguaio radicado na Alemanha”.

De acordo com dados da organização do evento, o centro começou na Alemanha e estabeleceu laços em várias partes do mundo, constituindo uma rede internacional, posteriormente coordenada por pesquisadores do Canadá e da África do Sul, e que agora tem a presidência no Brasil e a coordenação no Uruguai, Argentina e México.

Os pesquisadores acrescentaram que as contribuições serão diversificadas e bastante ricas, além da presença ilustre do próprio Capurro, também participará do encontro a professora Ana Regina Rego da Universidade Federal do Piauí (UFPI), que falará sobre a questão da regulação das plataformas digitais. Ana Regina é a criadora da Rede Nacional de Combate à Desinformação, no Brasil, que recentemente recebeu o Prêmio Luiz Beltrão para grupos inovadores, concedido pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), a maior associação de pesquisa de comunicação do país.

Ainda do Brasil, haverá a participação remota do professor Carlos Alberto Ávila Araújo, da Universidade Federal de Minas Gerais, estudioso da epistemologia da Ciência da Informação e que tem se dedicado nos últimos anos ao estudo da pós-verdade e da desinformação, assim como eles.

Fechando a participação brasileira, a professora Luciane Beckman, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), discursará sobre a ética da informação nos estudos de pós-graduação do Brasil e apresentará seu estudo sobre mediação da informação e feminismo na Ciência da Informação.

O Dr. Ariel Morán Reyes, da Universidade Autônoma do México, falará sobre a reconfiguração da cidadania digital no México e o Dr. Esteban Zunino, da Universidade Nacional de Quilmes, na Argentina, abordará questões relacionadas a qualidade informativa, diversidade e pluralismo na midiatização de processos eleitorais, com destaque para as eleições argentinas de 2023.

A programação também conta com apresentações de teses da UdelaR e lançamento de Livros e as atividades acontecerão na Faculdade de Informação e Comunicação (FIC) da Universidade da República, em Montevidéu, no Uruguai e serão gratuitas e de acesso aberto.

As pré-inscrições devem ser feitas no seguinte endereço: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd0OaP6xEw0VfgOoM3-L0FbGHr45hmeNKcffFlDt2IDF_XyNg/viewform

O streaming estará disponível no Canal FIC Vivo: https://www.youtube.com/@vivoFIC

O e-mail para dúvidas é: getinco@fic.edu.uy

Ciência e Tecnologia
Tags: 4º Encontro do International Center for Information Ethics (ICIE) 4º ICIE - Montevidéu, no Uruguai
Compartilhe por Facebook Compartilhe por Twitter Compartilhe por LinkedIn Compartilhe por WhatsApp link para Copiar para área de transferência
  • Atuação
    • Pesquisas em Ciência da Informação
    • Pesquisa Serviços e Iniciativas
  • Acesso à Informação
    • Institucional
      • Estrutura Organizacional - Organograma
      • Competências
      • Base Jurídica da Estrutura Organizacional e das Competências
      • Quem é quem
      • Ex Diretores(as)
      • Perfil Profissional
      • Horário de Atendimento
      • Atos Normativos
      • Missão
      • Histórico
      • Logomarca
    • Ações e Programas
      • Programas, projetos, ações, obras e atividades
      • Carta de Serviços
      • Concessões de recursos financeiros ou renúncias de receitas
      • Governança
    • Participação Social
      • Ouvidoria
      • Audiências e Consultas Públicas
      • Conselhos e Órgãos Colegiados
      • Conferências
      • Editais de Chamamento Público
    • Auditorias
      • Prestação de Contas
      • Rol de Responsáveis
      • Relatórios da CGU
      • Plano anual de atividades de auditoria interna (PAINT)
      • Relatório anual de atividades de auditoria interna (RAINT)
      • Principais ações de supervisão, controle e correição
    • Convênios e Transferências
      • Termos de Execução Descentralizadas (TED)
      • Repasses e Transferências de Recursos Financeiros
    • Receitas e Despesas
      • Receitas
      • Despesas
      • Despesas com Diárias e Passagens
    • Licitações e Contratos
      • Licitações
      • Contratos
    • Servidores
    • Informações Classificadas
    • Serviço de Acesso à Informação (SIC)
      • Apresentação
      • Formulários eletrônicos
      • Relatórios
      • Contato
    • Dúvidas Frequentes em relação ao Ibict
    • Dados Abertos
    • Sanções Administrativas
    • Proteção de Dados Pessoais
    • Prestação de Contas
    • Oportunidades
      • Concursos Ibict
      • Projetos com Fundação de Apoio
      • PIBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
      • Prodoc
  • Composição
    • Quem é quem
    • PPGCI
    • CTC
    • Grupos de Trabalho
  • Centrais de Conteúdo
    • Notícias
    • Eventos
    • Redes Sociais
    • Imprensa
    • Publicações
      • Anais do Colóquio
      • Catálogo de Publicações
      • Ciência da Informação
      • Classificação Decimal Universal (CDU)
      • Inclusão Social
      • Liinc em Revista
      • Logeion: Filosofia da Informação
      • Monitoramento em CI
      • P2P e Inovação
      • Tesauro Brasileiro de Ciência da Informação
  • Canais de Atendimento
  • FAQ
Redefinir Cookies
Redes sociais
  • YouTube
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
Acesso àInformação
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 3.0 Não Adaptada.
Voltar ao topo da página
Fale Agora Refazer a busca