A Memória Técnica, da Biblioteca Lydia de Queiroz Sambaquy, é composta por um acervo de documentos que registram o desenvolvimento do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) e da Ciência da Informação no Brasil desde a época do Instituto Brasileiro de Bibliografia e Documentação (IBBD), em 1954, até a atualidade.
A Memória Técnica constitui-se com um conjunto documental que sistematiza os conhecimentos práticos e especializados produzidos em âmbito de projetos, processos e atividades técnicas. Em instituições públicas de memória, como arquivos, bibliotecas, museus e repositórios institucionais, essa memória adquire um papel estratégico, na preservação do saber técnico e no acesso à informação pela sociedade.
Este acervo especializado reúne documentos científicos e técnicos, relatórios institucionais não publicados, registros de projetos e pesquisas desenvolvidas, materiais de memória institucional (fotografias, CD, DVD e slides) e documentação administrativa de valor histórico. Conforme estabelecido pela Portaria Ibict nº134, de 23 de maio de 2024, compete à Biblioteca "planejar, coordenar e executar pesquisas realizadas no âmbito da preservação da memória documental para a história do IBICT". Esta responsabilidade posiciona o acervo como fonte primária para pesquisas sobre a história da Ciência da Informação brasileira, estudos sobre políticas públicas em ciência e tecnologia, preservação da memória científica nacional e apoio à tomada de decisões institucionais.
Ao aplicar práticas de processamento técnico e conservação, a instituição preserva o patrimônio científico nacional e fortalece a sua memória. Ao implementar práticas especializadas de processamento técnico e conservação, ela contribui para o fortalecimento da memória institucional do órgão, a salvaguarda e a preservação do patrimônio científico nacional e a difusão do conhecimento em ciência e tecnologia. A Memória Técnica, assim, converte o conhecimento do individual em patrimônio institucional, acelerando a inovação e a descoberta de maneira colaborativa.
Reconhecendo que a memória institucional é fundamental para manter sua relevância social e histórica, o Ibict, por meio de sua Biblioteca, assumiu a responsabilidade pela preservação da documentação técnico-institucional produzida ao longo de sua trajetória.
Em 2022, a Biblioteca do Ibict iniciou um processo de reformulação, que envolveu a readequação de espaços, a revisão de produtos, serviços e normativas, além do inventário de seu acervo — cerca de 36 mil itens, dos quais 1.334 integram a coleção de Memória Técnico-Institucional. Após um período de fechamento, a reestruturação foi concluída com foco na melhoria da infraestrutura e do atendimento aos usuários, culminando na reabertura em abril de 2024, quando passou a adotar o nome Lydia de Queiroz Sambaquy.
As ações envolveram a recuperação, análise e acondicionamento dos documentos sob guarda da Biblioteca, com o objetivo de consolidar a memória institucional e garantir sua preservação de forma sistemática e acessível.
Dessa forma, a Memória Técnica da Biblioteca Lydia de Queiroz Sambaquy se afirma como um acervo estratégico para a difusão do conhecimento produzido pelo Ibict, mantendo a documentação técnico-institucional acessível e relevante, como base para pesquisas, formulação de políticas públicas e fortalecimento da memória científica e tecnológica do país.
Ibict - Sede
SAUS Quadra 05 - Lote 06 - bloco H - 1º Andar
Brasília-DF - 70070-912
Fone: +55 (61) 3217-6109
E-mail: biblioteca@ibict.br