SERVIÇO: REDE LOCKSS DO IBICT
O Ibict iniciou atividades de preservação de acervos digitais, além de produzir material técnico necessário para o gerenciamento das opções de inserção, coleta e monitoramento dos dados armazenados no LOCKSS. O serviço é coordenado pela equipe da Rede Cariniana que trabalha na preservação dos conteúdos de todos os periódicos brasileiros na plataforma OJS cadastrados no Ibict, dos livros eletrônicos do Portal do Livro Aberto, das teses e dissertações das instituições parceiras da Rede e de outros acervos digitais do Brasil e do Exterior. O serviço permite desenvolvimento de uma rede de serviços de preservação digital, promovendo o compartilhamento de estudos e pesquisas, além da integração de importantes acervos da memória institucional digital de forma consorciada e federada.
O QUE É O SERVIÇO:
O LOCKSS ”Lots Of Copies Keep Stuff Safe” é um programa da Universidade de Stanford, EUA, que fornece ferramentas de código aberto de preservação digital certificados e de baixo custo para bibliotecas e editoras, com vistas à preservação de conteúdos digitais permanentes e originais, assim como à garantia de acesso a longo prazo. O Ibict estruturou o sistema LOCKSS inicialmente o serviço de armazenamento dos periódicos eletrônicos das instituições parceiras do projeto, que utilizam a plataforma OJS, estendendo-se a outros tipos de documentos e formatos digitais.
O projeto de implantação da Rede LOCKSS no Ibict foi elaborado baseando-se em uma infraestrutura descentralizada, utilizando recursos de computação distribuída. Como uma rede de preservação digital distribuída precisou da participação das instituições detentoras desses documentos e de sua infraestrutura, em um ambiente padronizado e de segurança que garantisse o acesso permanente e o armazenamento monitorado dos documentos digitais.
Desde 2002, o Ibict vem citando a preservação digital como um dos temas mais importantes da sua missão. Com o apoio da FINEP, em janeiro de 2013 o Instituto aderiu ao Programa LOCKSS da Stanford University. A participação do Instituto na Aliança LOCKSS representa uma contribuição significativa para a informação científica no Brasil, que, por conseguinte, habilita-se a preservar também o conteúdo de publicações internacionais de grandes instituições participantes da Iniciativa LOCKSS. Desde 2015, a Rede Brasileira de Serviços de Preservação Digital faz parte de um seleto grupo de agências de arquivamento de periódicos eletrônicos, o The Keepers Registry, um serviço online operado pelo Centro do International Standard Serial Number (ISSN).