Notícias
Universo do circo será tema de Domingo dos Pequenos da Fundaj em outubro
Revolução através da arte, expressão cultural popular e tradição oral. O circo é um universo mágico que faz parte do imaginário infantil há décadas e acompanhou e contribuiu com transformações sociais importantes, como a emancipação de mulheres artistas. As práticas circenses são resultado da transmissão de conhecimentos, da cultura, dos saberes e da história de um povo para as próximas gerações.
Para o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a memória através das tradições orais é determinante para a valorização de culturas e histórias. Considerando a memória oral como parte essencial de um povo e sendo o Museu do Homem do Nordeste (Muhne) um equipamento que preserva e enaltece as expressões culturais, o Domingo dos Pequenos da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) do mês de outubro será voltado para a valorização das práticas circenses.
O evento, organizado pelas educadoras Catarina Martins e Olga Santos, acontecerá no dia 20 de outubro, no Campus Anísio Teixeira da Fundaj, em Apipucos, e no dia 27, no Museu do Homem do Nordeste, nos dois dias às 14h. As atividades serão gratuitas e direcionadas para crianças de 7 a 12 anos.
Para a coordenadora de Ações Educativas e Comunitárias do Muhne, Edna Silva, tratar de uma arte milenar em diálogo com o museu e com o imaginário infantil é muito importante. “Essa edição do Domingo dos Pequenos é uma forma de trazer à tona essa memória da arte circense e a ideia é que a gente, através da oralidade, apresente o passado e suas contemporaneidades para as crianças”, contou.
Na programação, os pequenos vão participar de uma contação de história Saltimbancos, com o educador do Muhne Cleyton Nóbrega, de oficina de práticas circenses e de uma apresentação com a Trupe do Pagu, ao final das atividades. Além disso, o educativo do Muhne vai promover brincadeiras, pintura corporal e ilha de pintura com a temática do evento.
A oficina terá 20 vagas por dia e vai abordar o Swing Poi, instrumento usado no malabarismo. Além de conhecer a história do material artístico, as crianças vão entender sua responsabilidade socioambiental e construir os seus com a reutilização de materiais recicláveis. Os participantes também vão aprender a manipular o Swing Poi e fazer um pequeno cortejo circense pelo espaço museal para apresentar o que foi confeccionado na atividade. As inscrições serão realizadas no dia do evento, 30 minutos antes da oficina.
Serviço:
Entre mágicas e Trampolins: O Mundo do Circo no Domingo dos Pequenos da Fundaj
Datas: 20 e 27 de outubro
Horário: a partir das 14h
20 de outubro - Campus Anísio Teixeira
14h - Visita ao Museu Itinerante
14h30 - Hora do conto com o educador Cleyton Nóbrega
15h - Apresentação e oficina circense da Trupe feminina Pagu Circus
16h30 - Encerramento do evento.
27 de outubro - Museu do Homem do Nordeste
14h - Visita mediada ao Museu do Homem do Nordeste
14h30 - Hora do Conto com o educador Cleyton Nóbrega
15h - Apresentação e oficina circense do trupe feminina Pagu Circus
16h30 - Encerramento do evento