Notícias
Último Cineclube da Fundação do ano exibe “Adeus, Dragon Inn”, no Derby
Uma sessão especial marcou o último Cineclube da Fundação na tarde deste sábado (29). A faixa voltada ao público mais cinéfilo do Cinema da Fundação exibiu, na Sala Derby, o clássico “Adeus, Dragon Inn”, do cineasta malaio Tsai Ming-Liang. O Cinema da Fundação é vinculado à Diretoria de Memória, Educação, Cultura e Arte (Dimeca) da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj).
Antes da exibição do longa-metragem taiwanês, houve ainda a entrega de ecobags para os primeiros que chegaram à sessão para celebrar os mais de 100 mil seguidores do Cinema da Fundação nas redes sociais. A distribuição das bolsas foi uma iniciativa conjunta da Coordenação-geral de Comunicação e Mídia (CGCOM/Gabinete da Presidência) e da Coordenação do Cinema da Fundação.
Vencedor do prêmio FIPRESCI no Festival de Veneza de 2003, “Adeus, Dragon Inn” traz como personagem principal o Dragon Inn, um cinema histórico de Taipei. O longa é ambientado numa noite chuvosa, entre fantasmas e poucos espectadores, e mostra a última sessão do espaço cultural, localizado na capital de Taiwan, prestes a fechar para sempre.
A sessão foi apresentada por Felipe Karnakis, João Rêgo e Yuri Lins, monitores de programação do Cinema da Fundação, que falaram um pouco sobre o filme e sua escolha para o último Cineclube do ano. “O filme tem um tempo mais dilatado, pra gente refletir. Mas, para além disso, ele abre portas pra gente ver outras coisas no filme, principalmente essa reflexão sobre arquitetura, sobre a cidade”, explicou Felipe Karnakis.