Notícias
Trajeto da troça carnavalesca A Turma da Jaqueira Segurando o Talo passa por vistoria técnica
Com o seu 40º desfile marcado para este sábado (07), a troça carnavalesca mista A Turma da Jaqueira Segurando o Talo se prepara para mais um ano de folia. O bloco celebra 42 anos de existência pelas ruas dos bairros de Casa Forte, Poço da Panela, Monteiro e Apipucos, a partir das 10h. E para garantir a segurança de todos os foliões durante a celebração, uma vistoria técnica foi realizada nesta segunda-feira (02).
Ao lado do presidente da troça, Edson Bezerra, e do vice-presidente, Walber Santos Filho, a inspeção do trajeto do bloco contou com representantes da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE), da Diretoria Executiva de Controle Urbano do Recife (Dircon) e da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU). Entre os objetivos da fiscalização estão a avaliação da necessidade de intervenções no trânsito, varrição e remoção de entulhos e metralhas no percurso, bem como a necessidade de instalação de tapumes para a preservação do patrimônio histórico da região.
Aberta ao público, a festividade contará com um esquema especial de trânsito, com a interdição de um trecho da Avenida Dezessete de Agosto, entre a Praça de Casa Forte e a Rua Piauí. Após a saída dos trios elétricos, serão realizados bloqueios itinerantes conforme o desfile avança. Cerca de 30 agentes da CTTU vão acompanhar a movimentação, ordenando e desviando o trânsito para vias paralelas, como a Estrada do Arraial e a Estrada do Encanamento.
A segurança dos foliões também está garantida com o apoio de 260 policiais militares do 11º Batalhão da PMPE, que estarão presentes no desfile e em torres de observação ao longo do percurso. Além da força policial, o bloco também contará com o apoio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), com uma ambulância e quatro motolâncias à disposição do público em frente à concentração, no campus Gilberto Freyre da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj).
O desfile é dividido em dois momentos; o primeiro, chamado Percurso Regional, inicia no campus da Fundaj, na Avenida Dezessete de Agosto. O bloco segue pelas ruas Doutor Seixas, Luiz Guimarães e do Arcos, no Poço da Panela, com a participação das agremiações e da orquestra de frevo, até retornar à avenida na altura do Real Botequim. A partir dali, a troça segue com cinco trios elétricos até a dispersão, na Rua de Apipucos, em frente ao Arcádia Recepções.