Notícias
Sessão Literatura em Tela retorna ao Cinema da Fundação com exibição de Menino Maluquinho - O Filme
A Sessão Literatura em Tela retornou ao Cinema da Fundação na terça-feira (12/08) com a exibição do clássico “Menino Maluquinho - O Filme”, de Helvécio Ratton, na Sala Museu. Ambientado em 1960, a adaptação da obra literária de Ziraldo aborda a infância, os afetos e os aprendizados de um menino curioso e criativo. A Unidade de Artes Visuais e o Cinema da Fundação são vinculados à Diretoria de Memória, Educação, Cultura e Arte (Dimeca) da Fundaj.
Voltado a professores e alunos das redes pública e privada, Literatura em Tela é uma iniciativa conjunta da Unidade de Artes Visuais e do Cinema da Fundação que une o universo literário ao audiovisual. Nessa ocasião, a sessão reuniu alunos premiados no Concurso de Leitura do Recife 2025, de cerca de 30 escolas de anos iniciais do Ensino Fundamental da rede pública da capital pernambucana, e um grupo da Escola Municipal Compositor Levino Ferreira, do bairro de Casa Amarela.
A exibição do filme foi apresentada pela monitora Nathalie Alves, da Unidade de Artes Visuais da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), e pelo monitor de acessibilidade Túlio Rodrigues, do Cinema da Fundação. A sessão contou com recursos como audiodescrição (AD), legendas para surdos e ensurdecidos (LSE) e janela de Libras e teve ainda o apoio das intérpretes Yastrícia Santos e Júlia Dias, da equipe de acessibilidade da Fundaj.
A presidenta da Fundaj, Márcia Angela Aguiar, e a secretária executiva de Gestão Pedagógica da Secretaria de Educação do Recife, Ana Selva, marcaram presença com uma fala de abertura para o público presente. “Tanto o Cinema [da Fundação], quanto o Museu [do Homem do Nordeste], as galerias, a Biblioteca [Blanche Knopf], e a Villa Digital estão de portas abertas para recebê-los”, afirmou Márcia Angela, também celebrando o trabalho de acessibilidade realizado na instituição. “Esse é um compromisso que temos com relação aos equipamentos culturais de acesso a todas as pessoas”, concluiu.
Em suas palavras iniciais, Ana Selva parabenizou os alunos da rede pública que participaram do concurso literário da Prefeitura do Recife e celebrou a possibilidade de levar os estudantes para a sala do Cinema da Fundação. “Hoje é um dia muito especial para todos nós que fazemos educação no Recife”, afirmou a secretária executiva de Gestão Pedagógica do Recife.