Notícias
Sessão À Meia-Noite Te Levarei ao Cinema exibiu clássico francês O Ódio com ingressos esgotados no Cinema da Fundação
O Cinema da Fundação exibiu o cultuado longa francês O Ódio (La Haine, 1995), dirigido por Mathieu Kassovitz, na edição da faixa mensal na programação “À Meia-Noite Te Levarei ao Cinema”, no sábado (022/08), às 23h59. A Sala Derby estava cheia para a exibição do do longa que teve apoio do IFcinéma e da Embaixada da França no Rio de Janeiro.
Vencedora do César de Melhor Filme, a obra acompanha 24 horas na vida de Vinz, Saïd e Hubert, três jovens dos subúrbios de Paris, em meio à revolta provocada por um caso de brutalidade policial.
Para Yuri Lins, assistente de curadoria do Cinema da Fundação, que fez a fala de abertura desta edição de agosto, a estética dos anos 90 do cinema francês está totalmente presente em O Ódio. “Retratado em preto e branco, o filme consegue se colocar muito frontal diante de questões como o racismo e a violência policial, de forma que ainda ressoa no contexto contemporâneo”, atestou Yuri Lins.
A servidora pública Maria Aparecida Silva foi uma das espectadoras da sessão especial do Cinema da Fundação. “Já conhecia a proposta da exibição à meia-noite, inclusive estive presente na sessão de Possessão. Tanto o O Ódio como o de Andrzej Żuławski foram filmes que tinha visto previamente, mas me senti atraída pela oportunidade de rever obras tão boas, desta vez em uma telona de cinema”, comentou Maria Aparecida. O Cinema da Fundação é vinculado à Diretoria de Memória, Educação, Cultura e Arte (Dimeca) da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj).