Notícias
Presidenta da Fundaj participa de celebração dos 25 anos da Comissão de Direitos Humanos Dom Helder Câmara da UFPE
A presidenta da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), a professora doutora Márcia Angela Aguiar, participou, nesta sexta-feira (17), da reunião solene em homenagem ao 25º aniversário da Comissão de Direitos Humanos Dom Helder Câmara da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O evento aconteceu no plenário da Câmara Municipal do Recife e contou com a presença do reitor e ex-reitor da UFPE, pró-reitores, educadores e personalidades da política pernambucana. A diretora de Planejamento e Administração (Diplad/Fundaj) e coordenadora do Núcleo de Educação, Cultura, Inclusão, Meio Ambiente e Diversidade em Direitos Humanos da Fundaj (NECIMADH/Fundaj) , Aida Monteiro, participou da solenidade.
Iniciativa da vereadora do Recife Liana Cirne, a homenagem teve como objetivo reforçar o compromisso da Câmara com os direitos fundamentais, bem como expandir para além dos muros da universidade essa luta. A mesa foi presidida pelo vereador Ivan Moraes e composta por Liana, pela presidenta da Fundaj, pelo reitor da UFPE, Alfredo Gomes, pela presidenta da Comissão de Direitos Humanos Dom Helder Câmara da UFPE, Maria José, pelo ex-reitor da UFPE, Anísio Brasileiro, e pelo diretor cultural do Instituto Dom Helder Câmara, Manoel Moraes.
Engajada na luta pela democracia, diversidade e no enfrentamento às diversas formas de preconceito, a professora doutora Márcia Angela Aguiar destacou a importância da Câmara Municipal do Recife acolher e dar visibilidade ao aniversário da Comissão de Direitos Humanos da UFPE. “Isso revela o reconhecimento da sociedade a um trabalho em defesa da cidadania. Nessa oportunidade eu fiz questão de acentuar que nós temos um núcleo de defesa dos direitos humanos na Fundaj e que se alia nessa luta pela justiça social e por melhores condições de vida para essa população”, pontuou.
O Núcleo de Educação, Cultura, Inclusão, Meio Ambiente e Diversidade em Direitos Humanos da Fundaj foi lançado em dezembro de 2023, como forma de ampliar as práticas para fortalecer o desenvolvimento da democracia e da cidadania e construir um país melhor. Criado mediante resolução do Conselho Diretor (Condir), o núcleo desenvolve suas ações em prol da cidadania, considerando as finalidades estatutárias e regimentais da Fundaj.
A vereadora Liana Cirne celebrou o aniversário da Comissão de Direitos Humanos Dom Helder Câmara da UFPE e ressaltou sua atuação frente à comunidade universitária e fora dela, com o papel de formar cidadãos e lutar por uma sociedade mais justa. “A Comissão de Direitos Humanos Dom Helder Câmara da UFPE mudou a própria universidade. É particularmente alegre quando celebramos instituições que dedicam a sua existência a situações particularmente tristes”, afirmou.
A presidenta da Comissão, a professora Maria José, refletiu sobre as diferenças entre as pessoas e o processo de perceber o outro como um processo de olhar para si. “Aprender com a diferença é um caminho que abriga o jeito humano de ser para garantir que a essência individual exista, a fim de que ela possa brilhar ao lado das essências individuais de outras pessoas, formando um ecossistema equilibrado e vivo. Eis o papel da nossa Comissão de Direitos Humanos da Universidade Federal de Pernambuco”, finalizou.