Notícias
Presidenta da Fundaj participa da inauguração da nova sede do Sintepe
A presidenta da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), Márcia Angela Aguiar, participou na tarde da sexta-feira (08) da inauguração da nova sede do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe), no bairro de Santo Amaro, no Recife. Com o lema “A casa nova da educação”, o evento reuniu a categoria, centrais sindicais, movimentos sociais, políticos e outras personalidades ligadas à educação pública e à luta pelos direitos trabalhistas da classe.
A presidenta da Fundaj celebrou a inauguração do novo edifício. “Considero que esta sede, hoje inaugurada, faz jus às lutas dos trabalhadores e profissionais da educação em defesa da escola cidadã do direito de todas as pessoas a uma educação de igualdade social.” A mesa de abertura do evento contou com a participação da presidenta do Sintepe, Ivete Caetano; da senadora Teresa Leitão, ex-presidenta do sindicato; dos também ex-presidentes Horácio Reis, Paulo Valença, Fernando Melo e Heleno Araújo; e do senador Humberto Costa. Também estiveram presentes na solenidade a diretora de Formação Profissional e Inovação (Difor) da Fundaj, Ana Abranches, e a coordenadora-geral de Cooperação e de Estudos de Inovação (CGINOV/Difor), Luciana Marques.
Para a presidenta do Sintepe, Ivete Caetano, a nova sede reflete a luta do sindicato para a construção de um espaço que permita o fortalecimento da organização dos trabalhadores em educação da rede pública de ensino de Pernambuco. Na ocasião, ela relembrou a época da fundação do sindicato, em meio à redemocratização do país e ressurgimento de centrais sindicais. “O Sintepe, hoje, é uma instituição histórica na política de Pernambuco porque essas lideranças se formaram numa conjuntura muito singular da história. Hoje nós também estamos numa conjuntura muito singular da história, mas de forma diferente.”.
A senadora Teresa Leitão, que já presidiu o Sintepe por três vezes e hoje representa a categoria no Senado Federal, rememorou sua trajetória na organização, celebrou a organização dos profissionais para a construção do espaço e, num gesto simbólico, repetiu parte do seu discurso em defesa da construção da primeira sede, em 1994. “Que esta sede abra as portas para a categoria, para os trabalhadores, para a comunidade e para a sociedade. Que daqui a gente reflita, planeje e saia com tudo organizado para ganhar e disputar a sociedade.”
De acordo com o Sintepe, o novo edifício, que foi construído no mesmo terreno da antiga sede, tem 2 mil metros quadrados de área construída. O espaço compreende quatro pavimentos, com salas administrativas, um auditório com capacidade para 140 pessoas, biblioteca, sala de treinamento e um terraço superior.