Notícias
Presidenta da Fundaj empossa Luciana Rosa Marques como diretora da Dipes
A presidenta da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), Márcia Angela Aguiar, empossou Luciana Rosa Marques para o cargo de diretora de Pesquisas Sociais (Dipes), cuja trajetória acadêmica e de gestão foi enaltecida pelos presentes à cerimônia. Luciana Marques faz parte do quadro da Fundaj desde o início da atual gestão, em 2023. Estava como coordenadora-geral de Cooperação e de Estudos de Inovação (CGINOV) na Diretoria de Formação Profissional e Inovação (Difor).
Participaram da posse, realizada nesta segunda-feira (09/02) no Gabinete da Presidência, as diretoras Ana Sousa Abranches, da Difor, e Aida Monteiro, de PLanejamento e Administração (Diplad); Darcilene Gomes, coordenadora-geral do Centro de Estudos de Cultura, Identidade e Memória (Cecim/Dipes), Cristina Monteiro, coordenadora-geral de Administração/Diplad; Mary Ann o Pimentel, coordenadora-geral de Planejamento e Gestão de Pessoas; Rafael Meira, auditor Interno; e Luciana Campelo, chefe de serviços de apoio à presidência.
Durante a apresentação, a presidenta Márcia Angela Aguiar ressaltou que a escolha foi pautada pela qualidade de seu percurso acadêmico e sua experiência na Difor. “Luciana tem toda uma trajetória que a credencia para ocupar exatamente esse espaço de pesquisa, sendo alguém de educação e da pós-graduação em educação, reconhecida. Ficamos certos de que o trabalho que vem sendo desenvolvido na Dipes terá continuidade”, ressaltou a presidenta da Fundaj.
A nova diretora assume o cargo em sucessão a Wilson Fusco, com o objetivo de dar continuidade aos projetos iniciados na gestão anterior. Luciana Marques expressou sua honra em assumir o desafio em um momento que classificou como positivo para a Fundaj. "É uma grande honra poder contribuir com a gestão. Agora em outro lugar, é um desafio. Mas acho que esse é um momento muito positivo, com a chegada dos nossos 15 novos pesquisadores do concurso, um momento importante para Dipes. Estou ciente dos desafios, mas também animada para essa nova etapa", comentou.
Ana Abranches parabenizou a colega de trabalho pelo novo cargo e reforçou o apoio à escolha feita pela presidenta da Fundaj. “A presidenta Márcia fez uma excelente escolha. O currículo de Luciana mostra a qualidade do percurso que ela tem feito na carreira acadêmica. Ela fará falta na Diforl”, disse. Darcilene Gomes, que assumiu interinamente a Dipes após a saída de Wilson Fusco, celebrou a chegada da nova diretoras. “Luciana é realmente qualificada para a função que vai exercer. Tem, além de tudo, características pessoais, que acho que casam com a Dipes. Estarei à sua disposição para o que precisar. Esse é um o compromisso que assumi com essa gestão desde o início, então continuarei apoiando a Dipes”, ressaltou.
Estrutura e História
A Diretoria de Pesquisas Sociais (Dipes) é uma unidade fundamental da Fundaj, originada do antigo Instituto de Pesquisas Sociais (Inpso), fundado por Gilberto Freyre em 1949. Localizada no Campus Anísio Teixeira, em Apipucos, a Dipes é responsável por relevantes contribuições para as ciências humanas e sociais no Nordeste, contando com coordenações técnicas, núcleos de pesquisa e centros de geoprocessamento.
Currículo
A nova diretora da Dipes, Luciana Rosa Marques, possui uma sólida e diversificada trajetória acadêmica e de gestão. Graduada em Pedagogia e mestre em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Lusiana obteve seu doutorado em Sociologia pela mesma instituição, com um período de estágio de doutoramento no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, em Portugal, onde foi orientada pelo renomado sociólogo Boaventura de Sousa Santos. Sua formação de alto nível é complementada por um estágio de pós-doutorado realizado na Universidade Federal de Goiás (UFG) entre 2018 e 2019.
Professora titular da UFPE e vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação (do qual foi coordenadora em diferentes períodos, incluindo o intervalo de 2020 a 2023), Lusiana possui vasta experiência na formação de pesquisadores e na produção científica. Na Fundaj, sua trajetória é marcada pela continuidade técnica: já ocupou a Coordenação Geral de Pós-Graduação e Formação Profissional (2014-2016). No âmbito das associações científicas, exerceu lideranças expressivas como a vice-presidência da Região Nordeste da ANPAE e a coordenação de GTs na ANPED. Especialista em temas como democracia, gestão escolar e análise do discurso, ela também integra conselhos editoriais de importantes revistas acadêmicas e redes de pesquisa latino-americanas.