Notícias
PPGECI realiza seminário de encerramento do ano letivo
O Programa de Pós-graduação em Educação, Culturas e Identidades (PPGECI), programa associado entre a Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) e a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), realiza o seminário anual que encerra o ano letivo nestes dias 9, 10 e 11 de dezembro. A programação será realizada no Campus Ulysses Pernambucano, no Derby.
Sob o tema "Nas trilhas da democracia: políticas e práticas para subverter o pensamento hegemônico neoliberal, ampliar os direitos e combater as discriminações", o evento destaca a necessidade urgente de enfrentar desafios como as diferenças, desigualdades e discriminações de diversas ordens, incluindo questões raciais, de sexo, gênero, e pertencimento religioso.
Neste 2025, o programa completa 11 anos de realização. Para Maurício Antunes, pesquisador da Fundaj responsável pelo evento, o programa tem uma relevância ímpar na formação de educadores. “Estamos fazendo 11 anos de Programa de Pós-graduação em Educação, Culturas e Identidades. Um programa que já formou mais de 200 educadores que são, muitas vezes, de escolas, de projetos sociais, de espaços culturais. Então, é um programa que tem uma contribuição singular, de um olhar para a educação em seus vários lugares, em suas várias epistemologias e metodologias. O programa entende que toda educação está fundada numa cultura e a nossa sociedade é pluricultural, de muitas culturas que constituem a sociedade brasileira. A gente trabalha, então, dentro dessa diversidade, da possibilidade de educação, de construção de processos educativos formais, não formais, dentro e fora das escolas. Então, esse é um programa muito importante para a sociedade pernambucana e brasileira”, explicou.
A programação do seminário enfatiza que a superação do racismo, sexismo, etarismo, capacitismo e demais desigualdades sociais é crucial para a consolidação e ampliação dos direitos em prol de uma sociedade que promova a justiça social e a convivência pacífica.
Para alcançar esses objetivos, o evento defendeu que é necessário e urgente fortalecer políticas e práticas sociais baseadas nos valores das culturas afro-indígenas, sustentando que a educação integral das pessoas pode contribuir para a superação das crises e a abertura ao "novo".
Para participar não é necessário realizar inscrição prévia, haverá inscrições no local. O evento é aberto para todas as pessoas interessadas no tema. A emissão de certificado será realizada apenas para aqueles que cumprirem 75% de participação em todo o seminário.
Confira a programação:
9 de Dezembro
14h Mesa de Abertura
14h30 - 16h30 Mesa 1 - Educação e Africanidades: reencantar a democracia
* Diego dos Santos Reis - PPG em Educação - UFPB
◦ Coordenador do Travessias - Grupo de pesquisa, extensão e ativismo em filosofia e Educação Antirracista - UFPB/CNPq
* Valdenice José Raimundo - Escola de Educação e Humanidades/UNICAP
◦ Pró Reitora de Pesquisa e Pós-graduação e Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Raça, Gênero e Políticas Públicas/UNICAP
* Mediação: Denise Botelho - Depto. Educação UFRPE e PPGECI UFRPE/Fundaj
◦ Fundadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Raça, Gênero e Sexualidades Audre Lorde - GEPERGES Audre Lorde
16h30 - 17h - Intervalo
17h - 19h - Mesa 2 - Violências contra a mulher e a população infanto-juvenil: diálogos a partir do livro “Agora meu chão são as nuvens”
* Hugo Monteiro Ferreira (PPGECI/UFRPE, autor do livro)
* Gi Carvalho (Presidente nacional das Mães da Resistência)
* Nome a confirmar (Adolescente representante do CONANDA)
* Mediação: Humberto Miranda (PPGECI/UFRPE)
10 de Dezembro
9h - 9h30 - Atividade Cultural e Credenciamento
9h30 - 10h50 - Mesa 3 - A política de educação em tempo integral na perspectiva de docentes e estudantes
* Ivete Caetano - Presidente Sintepe
* Movimento Estudantil - a confirmar
* Gleyce Leão (egressa PPGECI)
* Mediação: Verônica Fernandes (PPGECI/FUNDAJ)
10h50 - Atividade Cultural
11h - 12h - Mesa 4 - A escola que queremos
* Zenildo Barbosa (egresso PPGECI)
* Cezar Candeias (UFAL - Pró-reitor de Extensão)
* Luan do Carmo (PPGECI - mestrando)
* Mirela Moreira (PPGECI - mestranda)
* Cibele Rodrigues (PPGECI/FUNDAJ)
* Mediação: Marília Cíbeli Móes - Sintepe
12h - 14h - Almoço
14h - 15h30 - Mesa 5 - Práticas pedagógicas de educação
* Jaqueline Moll (online) - Escritora e professora da UFRGS
* Evelyne Lucena - Experiência do Estado de Alagoas
* Maria Edjane dos Santos Pereira - Escola Municipal de Tempo Integral Arcoverde
* Arlete Benício - Secretária Executiva de Educação do município de Igarassu
* Rachel Azevedo (PPGECI/UFRPE) - A experiência do Programa Escola Aberta/MEC
* Mediação: Antonio Sabino (GPED)
15h30 - 16h - Dinâmica de trabalho em grupo
* Mediação: Vera Bernardo (PPGECI - Mestranda)
16h - 16h30 - Coffee-break
16h30 - 18h30 - Apresentação dos grupos e Roda de conversa
18h30 - Apresentação Cultural
11 de Dezembro
14h - 16h - Roda de conversa: Movimentos Sociais nas lutas por direitos sociais e contra as discriminações
* Ballroom - performance, identidade LGBTQIAPN+
* Mediação: Wyrá Potyra (PPGECI)
16 h - 18h - Mesa 6 - Ações Afirmativas na Iniciação Científica e na pós-graduação: compromisso de combate ao racismo
* José Nilton de Almeida (UFRPE)
◦ Coordenador de Direitos Humanos, Ações Afirmativas e Diversidades da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Cidadania da UFRPE.
* Victor de Albuquerque (MPPE)
◦ Integrante do GT Racismo do Ministério Público de Pernambuco
* Lena Garcia, diretora de Políticas de Ações Afirmativas do MIR
* Mediação: Carlos Augusto Sant’Anna Guimarães (PPGECI UFRPE/Fundaj)
17h30 - Conferência de Encerramento: Moisés Santana (UFRPE_PPGECI)
18h30 - Coquetel/confraternização