Notícias
Pesquisadora da Fundaj é eleita vice-presidente da Associação Brasileira de Estudos do Trabalho
A pesquisadora da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) Darcilene Gomes foi eleita vice-presidente da Associação Brasileira de Estudos do Trabalho (ABET). Fundado em 1989, o grupo reúne associados de diversas áreas do conhecimento, como Economia, Direito, Sociologia, Ciência Política, História, Medicina e Segurança do Trabalho, Educação, Psicologia, Antropologia, Engenharia, Geografia e Administração.
O principal objetivo da entidade é promover atividades acadêmico-científicas que difundam resultados de pesquisa e incentivem o debate sobre questões relacionadas ao mundo do trabalho no Brasil. Para isso, a ABET promove a troca de conhecimento interdisciplinar e multidisciplinar, organiza congressos, encontros e conferências, e mantém parcerias com instituições nacionais e internacionais.
Darcilene Gomes é coordenadora-geral do Centro de Estudos de Cultura, Identidade e Memória (Cecim) da Diretoria de Pesquisas Sociais (Dipes) da Fundaj. Integrante do corpo de pesquisadores da instituição desde 2007, possui graduação e mestrado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e doutorado em Economia Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
Integrou o Comitê Institucional de Iniciação Científica/Fundaj (de 2020 a 2025). Foi coordenadora do Pibic/Fundaj entre 2015 e 2017 e entre maio e dezembro de 2023. É docente do Mestrado Profissional de Sociologia em rede Nacional (Profsocio/Fundaj). Atua na editoria da revista de divulgação científica Coletiva (desde 2016) e no Laboratório de Sociologia (SocioLab/Fundaj) desde 2017. Foi vice-coordenadora do ProfSocio (2020-2021). Coordenou, entre 2018-2020, o Mestrado Profissional de Sociologia para o Ensino Médio (Mpcs), também foi vice-coordenadora do mesmo curso no período 2017-2018.
Para ela, assumir a vice-presidência da ABET representa um compromisso com o fortalecimento do diálogo acadêmico e social. “É uma honra assumir a vice-presidência da ABET. Trabalhar ao lado de profissionais de elevado reconhecimento é uma grande oportunidade para fortalecer o debate público sobre os desafios do trabalho em nosso tempo. Seguiremos com uma abordagem multidisciplinar e comprometida com a superação das desigualdades sociais”, afirmou.
A associação se destaca por reunir especialistas de diferentes áreas, ampliando o alcance e a qualidade das análises sobre temas que impactam diretamente a sociedade brasileira. Entre as iniciativas promovidas pela entidade estão a criação de grupos de trabalho específicos, a publicação de estudos e a realização de eventos que contribuem para a formulação de políticas públicas e para o aprimoramento do ensino e da pesquisa no país.