Notícias
Pesquisa da Fundaj apresenta diagnóstico sobre o Plano Nacional de Educação em Pernambuco
A pesquisa “Plano Nacional de Educação: Uma Análise da Meta 19 em Pernambuco em Perspectiva Comparada com o Brasil no Período 2019-2023”, realizada por pesquisadores da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), foi apresentada nesta quarta-feira (16/04) como parte do eixo temático Políticas de Gestão da Educação Básica, durante o VIII Congresso Ibero-Americano de Política e Administração da Educação e XI Congresso Luso-Brasileiro de Política e Administração da Educação.
O estudo foi apresentado no Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco (CE/UFPE) por um dos co-autores, o pesquisador da Diretoria de Pesquisas Sociais (Dipes/Fundaj), Henrique Guimarães Coutinho. Também trabalharam na pesquisa Darcilene Gomes, coordenadora-geral do Centro de Estudos de Cultura, Identidade e Memória (Cecim/Dipes/Fundaj), Ana Sousa Abranches, Diretora de Formação Profissional e Inovação (Difor/Fundaj) e Ronald Oliveira, professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
Por meio de análises quantitativas comparativas, o trabalho buscou o acompanhamento das metas do Plano Nacional de Educação voltado para o decênio 2014/2024 em perspectiva comparada com o Brasil, a partir de bases de dados de 2015 a 2023, fornecidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP/MEC). O estudo tem como foco a Meta 19 do PNE, centrada na concretização da gestão educacional democrática em até dois anos na totalidade das redes públicas, e contou com recursos da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Facepe), por meio do edital APQ-1329-7.08/22.
Segundo a pesquisa, tanto o Brasil quanto Pernambuco tiveram números distantes da meta, por conta de circunstâncias políticas e econômicas variadas. Henrique Guimarães destaca que a apresentação do trabalho teve como objetivo chamar a atenção da comunidade escolar e acadêmica para o fato. “É preciso repensar o modelo de acompanhamento e avaliação da mesma para que no próximo PNE 2026-2036 não se apresentem os mesmo problemas, tanto para atingir seu objetivo como para que possamos acompanhar e avaliar seu cumprimento”, destacou o pesquisador. O trabalho estará disponível em breve na página da Dipes no site da Fundaj.
O VIII Congresso Ibero-Americano de Política e Administração da Educação e do XI Congresso Luso-Brasileiro de Política e Administração da Educação são uma realização da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (Anpae), do Fórum Português de Administração Educacional (FPAE) e do Fórum Europeu de Administradores da Educação na Espanha (FEAE), em parceria com a Fundaj e da UFPE. Os eventos visam estimular uma reflexão coletiva sobre gestão e políticas da educação em contextos democráticos.